Dia do Pai - o porquê desta celebração?
Esta comemoração remonta à Babilónia, há mais de 4 000 anos. Elmesu esculpiu em argila o primeiro cartão do Dia do Pai desejando sorte, saúde e uma vida longa, ofereceu-o ao seu pai, o rei bíblico Nabucodonosor. Em 1909, no Dia da Mãe, Sonora Louise Smart Dodd, uma jovem americana, propôs a criação de uma data para homenagear os pais. A mãe morrera no parto do sexto filho. O pai, veterano da Guerra Civil, educou os filhos sozinho apesar de todas as dificuldades e preconceitos da época. No dia 19 de junho de 1910, data de aniversário do pai, prestou-lhe uma homenagem por todos os sacrifícios, pela coragem, altruísmo e amor pelos filhos, celebrando pela primeira vez este dia.
Em 1966, o presidente Lyndon Johnson estabeleceu oficialmente o Dia do Pai, no terceiro domingo de junho. É celebrado em todo mundo e em datas diferentes. Argentina, Canadá, Estados Unidos, França, Irlanda, Japão, México, Países Baixos e Reino Unido são alguns dos países que homenageiam os Pais no terceiro domingo de junho. A Alemanha presta o seu tributo aos Pais no Dia da Ascensão. No Brasil o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. A Noruega, Suécia, Finlândia e Estônia lembram os Pais no segundo domingo de novembro. Em países de tradição católica como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, é celebrado no dia 19 de março – Dia do Pai e Dia de São José.
Flores para celebrar o Dia do Pai
Em quase todo o mundo os filhos oferecem flores aos pais. As rosas são as flores do Dia do Pai. Na primeira celebração do Dia do Pai em 1910, Sonora Louise, sugeriu, uma Rosa vermelha para oferecer a um pai entre nós e uma rosa branca para lembrar um pai que já tenha partido. Os homens também gostam de receber flores e provavelmente pelas mesmas razões que os levam a oferecê-las. Rosa, a rainha das flores! A Rosa simboliza o amor. Expressa respeito, coragem e admiração. Um ramo de rosas vermelhas é o presente perfeito para os pais. Quer criar o seu ramo de rosas? Escolha a cor e a quantidade de rosas! Mas os pais também gostam de um bonito ramo de cravos, lírios, gerberas, malmequeres … e por que não prolongar o seu presente no tempo e oferecer uma planta? orquídeas, antúrios, bromélias… em vaso ou em centros e cestos combinando as suas formas e cores.
Descubra as Flores no Dia do Pai, o ramo de rosas vermelhas e as orquídeas brancas.