Cravos – Ramos de flores de Amor e Liberdade
Os cravos têm uma fragrância única que perfuma os ambientes que nos rodeiam. Com muitas cores, os ramos e arranjos com cravos ornamentam festas e celebrações e são igualmente um presente tradicional. No Dia da Mãe, os cravos brancos compõem bonitos ramos de flores e são uma homenagem às mães que já partiram. No Dia da Liberdade, os cravos vermelhos são uma presença na decoração das mesas e também na lapela. Nos Santos Populares, os cravos decoram as casas e os arraiais e são oferecidos como sinal de amor. Descubra a história dos cravos – Flores de Amor e Liberdade.
Descubra o significado dos cravos
O cravo é uma flor tem uma linguagem própria que permite declarar sentimentos profundos ou contar uma história consoante a cor da flor. Então, descubra o significado das cores dos cravos para expressar claramente os seus sentimentos.
Branco – Os cravos brancos são associados à pureza e amor maternal. Simbolizam igualmente um amor puro e inocente. Associados ao Dia da Mãe por Anna Jarvis, simbolizam as mães que já partiram numa bonita homenagem póstuma.
Vermelho – Os cravos vermelhos significam amor e paixão. Coragem, respeito e vitória. Em Portugal, são igualmente o símbolo da Revolução dos Cravos e da Liberdade.
Cor-de-rosa – Os cravos cor-de-rosa expressam amor, carinho e amizade. São, por isso, um símbolo de amor eterno, um amor para sempre.
Roxo – Os cravos roxos significam solidão e melancolia.
Amarelo – Os cravos amarelos são um pedido de desculpa. Embora signifiquem arrependimento, quando combinam com flores de outras cores vivas num ramo, evocam alegria.
Verde – Os cravos verdes são um símbolo do Dia de São Patrício, St. Patricks Day, santo padroeiro da Irlanda.
Celebre com cravos!
Dia da Mãe
Os cravossimbolizam o Amor de Mãee, por isso, compõem os bonitos ramos de flores oferecidos às mães no Dia da Mãe.
Segundo a tradição cristã, os cravos brancos brotaram da terra, das lágrimas derramadas pela Virgem Maria. Embora fosse inicialmente associado à dor, o cravo é a flor que se tornou o símbolo da celebração do Amor de Mãe e não da sua dor. Representa o Amor de Mãe na iconografia cristã, por exemplo, nos óleos «Nossa Senhora do Cravo» pintados por Leonardo da Vinci ou no óleo «Nossa Senhora dos Cravos» atribuído a Rafael.
No início do século XX, os cravos brancos foram as flores escolhidas por Anna Jarvis na celebração do Primeiro Dia da Mãe. Por isso, os cravos brancos representam as mães que já partiram e são as flores normalmente deixadas no túmulo. Os cravos cor-de-rosa evocam igualmente o amor e carinho de mãe.
Dia da Liberdade
O Dia da Liberdade, data em que o regime ditatorial do Estado Novo em Portugal foi derrubado, é celebrado a 25 de abril.
Em plena revolução – Celeste Caeiro uma mulher do povo que levava um ramo de cravos vermelhos – ofereceu a um militar o que tinha: um cravo vermelho! Então, o militar colocou-o no cano da sua arma e os companheiros repetiram o seu gesto até Celeste oferecer todos os cravos que tinha. Sem saber, o seu gesto humilde e bem-intencionado iria dar o nome à revolução – a Revolução dos Cravos. Sem sangue derramado, guiada pela música e celebrada com flores, esta revolução é igualmente um importante símbolo de liberdade e luta para os portugueses.
O cravo é a flor da Revolução de 25 de Abril. Então, neste dia, os cravos vermelhos invadem os espaços públicos, as janelas e os espaços interiores das casas e os portugueses saem à rua com o Cravo de 25 de Abril ao peito. O Dia da Liberdade é assim uma das mais importantes tradições associadas aos cravos nas festas portuguesas.
Santos Populares
Manjericos com cravos de papel – Em Portugal, celebra-se o Santo António, o São João e o São Pedro durante o mês de junho. São os Santos Populares. Os arraiais enchem as ruas com festões, balões de papel coloridos e flores. Assam-se sardinhas na rua que se comem no pão e a noite prolonga-se nos bailes. Os vasos de manjericos enfeitados com um cravo de papel colorido, mensageiro de uma quadra de amor, são um presente incontornável!
Festa de São João – Na tradição religiosa a decoração com cravos dos altares e das igrejas é muito frequente. O cravo é a flor associada ao culto de São João e, por isso, decora altares, andores e coroas de figurantes de procissão. Segundo a tradição, se as raparigas solteiras atirassem cravos à passagem do andor de São João e caso nele caíssem, então o casamento com o seu namorado estava assegurado.
Oferecer cravos
Dia da Mãe, Dia da Liberdade, Santos Populares… ofereça cravos, uma das flores preferidas dos portugueses. São presentes que expressam sentimentos profundo como o amor de Mãe ou alegria e festa quando embelezam as casas e os arraiais populares. Ofereça cravos de aniversário, felicitações, agradecimento, condolências, amor, noivado, casamento ou nascimento com a Interflora.
Enviar cravos com a Interflora
Se concluir a sua encomenda online antes das 15h, a Interflora entrega o seu ramo de cravos no mesmo dia. Um dos nossos floristas prepara a sua composição floral com flores frescas selecionadas no mesmo dia e entrega-a em mão no destino que indicar.
Se está longe e quer enviar um ramo de cravos para outro país, então escolha o país de destino em envio internacional de flores. À distância de um clique, compre online e a Interflora assegura a entrega ao domicílio do seu ramo de cravos num prazo de 24h em mais de 150 países.