Em Portugal, celebramos o Dia da Mãe em Portugal no início de maio, um dia especial para todos nós quer estejamos perto ou longe das nossas mães. Embora as datas variem entre continentes, a maioria dos países homenageia as mães entre maio e junho. Este dia é tradicionalmente associado às flores, que continuam a ser o presente preferido das nossas mães. Para melhor compreender esta celebração, voltemos às suas origens para descobrir a história do Dia da Mãe.
- Origens
- Dia da Mãe 2024 – 5 de maio de 2024
- Presentes para o Dia da Mãe
- Que flores oferecer no Dia da Mãe?
- A cor do ramo de flores
Origens
A origem do Dia da Mãe remonta à antiguidade. Na Grécia, grandes festividades florais eram organizadas em honra da deusa Reia, considerada a mãe de todas as divindades. Em Roma, a Matronalia era celebrada no início da primavera para honrar o nascimento da cidade, a renovação da natureza, as mães e a fertilidade. Considerada uma festa pagã pela religião cristã, esta celebração desapareceu.
Inglaterra
Esta homenagem reapareceu no século XV em Inglaterra com o Mothering Sunday – Domingo das Mães. Esta celebração era uma oportunidade para as mulheres poderem juntar e desfrutar das suas famílias.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, esta celebração que homenageia a mãe surgiu no início do século XX. Inconsolável com a morte da sua mãe e inspirada pela admiração e pelo amor que sentia por ela, Anna Jarvis decidiu homenageá-la distribuindo cravos brancos durante o culto religioso celebrado na igreja da sua família em Grafton, West Virginia. O cravo branco era a flor preferida da mãe e segundo Anna Jarvis simbolizava as virtudes da maternidade e, na sua brancura, a pureza, o amor, a caridade e a beleza. Em 1914, o Presidente Wilson promulgou um decreto que oficializou este dia para reconhecer o trabalho árduo e o sacrifício de todas as mães.
França
Um século antes, em França, Napoleão evocou a instauração desta celebração em 1806, mas não a oficializou. Em 1918, a cidade de Lyon organizou o primeiro dia dedicado à homenagem da mãe em 1918. O objetivo era prestar homenagem às mulheres que tinham perdido os seus maridos e filhos na frente de batalha e estimular a taxa de natalidade, para repovoar o país. Esta celebração foi incluída no calendário em 1941 e, mais tarde, a Festa das Mães foi instaurada em 1950 pelo Presidente Vincent Auriol.
Portugal
Em alguns países, a celebração deste dia de homenagem é associada ao culto católico da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, símbolo da maternidade para muitos crentes em todo o mundo.
Em Portugal, a Mocidade Portuguesa Feminina instituiu o Dia da Mãe em 1950 e fixou-o no dia 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição. Na década de 70, a celebração foi deslocada para o último domingo de maio – mês da Virgem Maria segundo a tradição católica – para permitir que 8 de dezembro seja exclusivamente associado a Nossa Senhora, padroeira de Portugal.Mas como no último domingo de maio ocorrem com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascensão, a data foi novamente deslocada e fixada no primeiro domingo de maio.
Dia da Mãe 2024 – 5 de maio de 2024
Por que varia a data do Dia da Mãe em Portugal? Porque é celebrado no primeiro domingo de maio. Em 2024, em que dia é o Dia da Mãe em Portugal? Para assegurar que não se engana na data desta importante celebração o melhor é anotar que o Dia da Mãe 2024 será a 5 de maio de 2024.
Este dia é comemorado em todo o mundo, mas a data varia consoante o país. O Reino Unido e a Irlanda comemoram no 4º domingo da Quaresma. Portugal, Espanha, Hungria, Angola, Moçambique, Cabo Verde… homenageiam as mães no 1º domingo de maio. E qual é o Dia da Mãe em França? Este dia é celebrado todos os anos no último domingo de maio. No entanto, se o último domingo de maio coincidir com Pentecostes, é adiado para o 1º domingo de junho.
Presentes para o Dia da Mãe
Os presentes mais oferecidos neste dia dedicado à mãe são os ramos de flores, quer sejam colhidos no campo, no jardim ou realizados por floristas. Os mais pequenos criam prendas para o Dia da Mãe feitas à mão geralmente num ambiente escolar antes de as oferecerem em família. As crianças mais velhas e os adultos, oferecem presentes relacionados com a cozinha, gastronomia, bem-estar e beleza.
A grande tendência do momento é fazer um presente DIY – Do It Yourself como, por exemplo, um ramo de flores secas que se carateriza pela autenticidade campestre e elegância. Junte um cartão com algumas frases para o Dia da Mãe. Também pode oferecer um poema. Inspire-se com as nossas ideias de poemas para o Dia da Mãe.
Um ramo de flores para o Dia da Mãe é um presente clássico e muito apreciado.
Que flores oferecer no Dia da Mãe?
As flores, que continuam a ser o presente preferido das mães. Descubra o significado dos cravos, lírios, peónias, rosas…
Cravo: a flor do Dia da Mãe
Segundo uma lenda cristã, os cravos nasceram das lágrimas da Virgem Maria e simbolizam o seu amor de mãe. Em 1908, Anna Jarvis escolheu a flor preferida da sua mãe recém-falecida para a homenagear. Os cravos brancos simbolizavam as virtudes da maternidade, a pureza, o amor, a caridade e a beleza. Com o tempo, os cravos brancos passaram a ser associados a mães que já partiram e são as flores geralmente deixadas nos túmulos. Os cravos em tons rosados representam a inocência, a ternura e a doçura e geralmente compõem os ramos de flores oferecidos às mães.
Lírio: a nobreza dos sentimentos
Os lírios são também uma das flores preferidas para compor os arranjos florais dedicados a esta celebração. Na tradição cristã, o lírio representa a Virgem Maria e simboliza a pureza. Orgulhosa e majestosa, esta flor impõe a nobreza dos sentimentos e o respeito. A linguagem das flores também lhe atribui um profundo simbolismo: pureza, admiração e devoção. O lírio, é também flor de reis e rainhas… Uma mensagem de emoções fortes que certamente irá comover as mães.
Peónia: uma flor muito maternal
As peónias são associadas a esta comemoração sobretudo porque florescem nesta época do ano, de março a maio. Com a generosidade das suas flores, das suas cores e do seu perfume, a peónia exprime plenamente o sentimento único que nos liga às nossas mães. Na linguagem das flores, simboliza a proteção materna e a intensidade das relações.
Rosa: a rainha das flores
A rosa é uma flor incontornável neste dia dedicado à Mãe e destaca-se pela sua fragrância, beleza e profunda simbologia. Símbolo do amor, compõe maravilhosos bouquets e arranjos florais. As cores das pétalas podem evocar muitos sentimentos: vermelhas exprimem o amor, rosadas a ternura, brancas o respeito ou alaranjadas a admiração.
Orquídea: a graciosidade e a solidez
A orquídea tem sido uma das flores mais oferecidas neste dia que homenageia a mãe desde há alguns anos, especialmente o género phalaenopsis que é apreciado pela beleza da sua floração e resistência. Na linguagem das flores, é um símbolo de perfeição e graciosidade feminina. As orquídeas são o presente perfeito para oferecer a pessoas alérgicas ao pólen. Moderna e muito decorativa, a orquídea tem a vantagem adicional de ser uma planta florida que a sua mãe pode conservar por mais tempo do que um bouquet tradicional.
Hortênsia: o amor de uma mãe
A hortênsia é uma planta florida popular porque a linguagem das flores a associa ao amor filial e à gentileza. A sua terna mensagem diz tudo: “Obrigado por me compreenderem”. Como a hortênsia liberta pouco pólen, é por isso, uma das plantas aconselhadas para oferecer a pessoas alérgicas ao pólen. Disponível durante todo o ano nos floristas, é o presente perfeito para todas as mães que gostam de jardinagem ou que simplesmente preferem as plantas às composições de flores cortadas.
A cor do ramo de flores
As cores associadas ao Dia da Mãe variam principalmente entre o branco – associado à sinceridade e ao respeito – e o rosa que evoca a beleza feminina e a ternura. Portanto, as criações florais são geralmente compostas em tons pastel. No entanto, se a sua mãe gostar particularmente de cores mais vibrantes como o amarelo, laranja, vermelho escolha composições de flores com o colorido preferido ou multicoloridas.
Agora que já conhece as origens do Dia da Mãe e descobriu o significado de algumas flores como os cravos, os lírios, as peónias… escolha o presente para oferecer no próximo dia 5 de maio à sua mãe, sogra, mulher, madrinha e a todas as outras mães que merecem ser homenageadas neste dia tão especial.