Mais conhecida por margarida-do-transval ou margarida de Barberton, a gerbera jamesonii é uma herbácea perene originária da África do Sul. A gerbera jamesonii raramente cresce acima dos 60 cm. A gerbera jamesonii tem folhas lobadas e flores simples ou semiduplas. Normalmente, as flores são vermelhas, amarelas e cor de laranja, branco ou em tons pastel. A floração da gerbera jamesonii ocorre na primavera, no início do verão e no outono. A gerbera jamesonii é cultivada em jardins e viveiros de todo o mundo. Como flor de corte ou como planta em vaso, é uma das flores ornamentais mais populares do mundo.
Origem da gerbera jamesonii
O nome do género Gerbera é uma homenagem ao naturalista alemão Traugott Gerber, e a espécie recebeu o nome de Robert Jameson, que recolheu espécimes vivos durante uma expedição a Barberton em 1884. No final do século XIX, em Cambridge, Inglaterra, Richard Lynch cruzou a G.jamesonii e a G.viridifolia marcando assim o início do cultivo da gerbera que deu origem à maior parte das variedades de gerberas que são cultivadas comercialmente.
Floração da gerbera jamesonni
As flores da gerbera jamesonii são grandes, semelhantes a margaridas e erguem-se acima da planta em caules fortes. Por vezes, podem medir 7 cm ou mais de diâmetro. No entanto, quando cultivadas como plantas de interior, tendem a ser mais pequenas e, normalmente, não ultrapassam os 5 cm de diâmetro. As flores da margarida-do-transval podem ser simples ou semiduplas e apresentam-se em muitos tons diferentes: vermelho, amarelo e cor de laranja, branco e tons pastel. O centro da flor é amarelo-bronze. Esta gerbera floresce na primavera, no início do verão e no outono. A floração da gerbera jamesonii dura normalmente várias semanas ou, por vezes, mais tempo, se as temperaturas forem menos quentes.
Cultivo e cuidados da gerbera jamesonni
Luz – Assegure-se de que a sua gerbera jamesonii se encontra num local luminoso, de preferência com algum sol. Se o local onde pretende colocar a sua planta receber sol pleno durante algumas horas por dia, de manhã ou ao fim da tarde, será perfeito.
Rega – Regue apenas o solo e evite salpicar as folhas para não encorajar o aparecimento de doenças fúngicas. Regue moderadamente a sua gerbera jamesonii, o que depende do calor e da quantidade de luz que a sua planta recebe e varia conforme a estação do ano. Verifique se a camada superficial do solo já secou antes de voltar a regar.
Humidade – Normalmente, a humidade que se encontra na maioria das casas é adequada. Evite os locais muito húmidos, como as casas de banho, pois isso pode favorecer o crescimento de fungos nas folhas e nos botões de flores.
Nutrição – Uma adubação mensal rica em potássio favorece florações múltiplas da sua gerbera jamesonii.
Temperatura – Temperaturas baixas e médias estimulam florações múltiplas e mais prolongadas. No entanto, evite que a temperatura onde se encontra a sua gerbera jamesonii desça abaixo dos 13°C para não provocar dormência da planta e impedir a formação de flores. A temperatura ideal para o desenvolvimento da gerbera situa-se entre 13°C – 24°C.
Reenvasamento – Após seis meses, é aconselhável replantar a sua gerbera. Retire as folhas maduras inferiores e deixe as folhas novas. Após aproximadamente um mês, as novas gerberas devem estar completamente restabelecidas e no período de um ano devem iniciar a floração
Propagação – A gerbera jamesonii pode ser cultivada a partir de sementes que devem ser germinadas num prazo de 1 a 2 meses após a colheita, a uma temperatura de cerca de 20°C – 25°C. Os tufos da planta da planta podem ser divididos e replantados.
Problemas e pragas da gerbera
Planta murcha – A causa pode estar relacionada com falta de água ou uma temperatura demasiado elevada. Também pode ser devido a uma mudança súbita de ambiente. Verifique se a terra está húmida, num local fresco e ensolarado e aguarde que a sua gerbera jamesonii recupere completamente.
Folhas amarelas – As folhas mais velhas amarelecem e morrem. Mas se não for o caso, é mais provável que se trate de rega em excesso. Antes de voltar a regar a sua gerbera verifique se a camada superficial do solo já secou.
Outros problemas das folhas – Uma boa rega e uma boa ventilação são cuidados essenciais para evitar problemas com as folhas como o oídio ou o fungo botrytis. No entanto, se o pior acontecer, remova as folhas infetadas ou pulverize-as com um fungicida.
Planta sem floração – Esta gerbera floresce durante grande parte do ano. A ausência de floração da gerbera jamesonii pode apenas significar que a planta está a seguir o seu ciclo de crescimento natural. Retire regularmente as flores mortas para favorecer a floração.
Pragas – Esta gerbera é muito resistente à maioria das pragas. No entanto, é uma planta particularmente atraente para a mosca branca. Limpe as folhas para as libertar de uma nuvem de insetos voadores brancos. Também pode pulverizar as folhas com um inseticida ou inserir um inseticida “spike” na terra.