A tradição do Dia dos Namorados é marcada em todo o mundo por especificidades culturais cativantes. Embarque numa viagem pelo mundo dos rituais românticos que celebram o amor no dia 14 de fevereiro. E este ano, inspire-se nas diversas tradições do Dia dos Namorados!
Europa – O berço da tradição do Dia dos Namorados
A Europa, berço da tradição do Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim acolhe muitos costumes e tradições diferentes:
- Segundo a tradição do Dia dos Namorados na Escócia, um simples encontro com um transeunte, no dia 14 de fevereiro, pode surpreendentemente transformar simbolicamente essa pessoa num Valentim.
- Na Áustria, é uma tradição do Dia dos Namorados, os namorados desfilarem pelas ruas para partilhar a sua felicidade nesta data que celebra o amor.
- O Dia dos Namorados na Alemanha é, por vezes, marcado pela religiosidade da festa, o que confere a esta data uma dimensão espiritual à celebração do amor.
Como é comemorado o Dia dos Namorados na Ásia? As tradições no Japão e na Coreia do Sul
No Japão, as mulheres oferecerem chocolates no dia 14 de fevereiro é uma forte tradição do Dia dos Namorados. Os «giri-choko» são chocolates de cortesia e obrigação que as mulheres oferecem aos colegas e chefes nesta data e não estão associados a sentimentos românticos. No entanto, os «honmei-choko» são um símbolo do verdadeiro amor e um presente romântico. Os «tomo choko» são presentes trocados entre amigos. Os «jibun/jiko choko» são oferecidos um presente a si próprio. E, finalmente, os «gyaku choko» são os chocolates de retribuição que os homens oferecem às mulheres.
Na Coreia do Sul, a celebração do Dia dos Namorados é apenas uma das muitas celebrações dedicadas ao amor. No dia 14 de março, é comemorado o «White Day». Nesta data, os homens retribuem os presentes que as mulheres lhes ofereceram em fevereiro. Mas os celibatários também comemoram o amor! No «Black Day», comemorado no dia 14 de abril, juntam-se para partilhar um prato preparado com massas – nouilles – pretas.
O Dia dos Namorados em Itália: entre o romantismo antigo e a modernidade
Antigamente, os italianos celebravam o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim nos jardins onde os namorados se reuniam para ler poesia e partilhar momentos musicais nesta data. No entanto, esta tradição foi-se alterando ao longo do tempo, evoluindo para jantares românticos e troca de presentes. Entre os presentes mais populares estão os famosos «Baci Perugina», bombons italianos deliciosamente cobertos de chocolate. Assim, a Itália combina elegantemente o romantismo antigo com uma tradição moderna e doce cheia de charme.
O Dia dos Namorados na África do Sul: uma tradição romana que perdura
Na África do Sul, a tradição do Dia dos Namorados tem as suas raízes numa tradição romana que remonta à Lupercalia. Então, para assinalar esta data, as mulheres escrevem o nome do seu amado num pedaço de papel e prendem-no na manga. Esta prática conduz por vezes a descobertas surpreendentes para os homens, que podem assim descobrir a identidade da sua admiradora secreta! A África do Sul combina assim o fascínio das tradições do passado com uma expressão contemporânea do amor.
O Dia dos Namorados na China e o Festival Qixi
Embora o Dia dos Namorados seja comemorado na China no dia 14 de fevereiro, esta data é eclipsada pelo Festival Qixi, que se realiza no verão. O festival, por vezes designado por «São Valentim Lunar», celebra o amor lendário de um casal da mitologia chinesa. Esta história de amor, enraizada na mitologia chinesa, confere assim ao Festival Qixi uma aura romântica muito especial.
A Argentina celebra a doçura
Na Argentina, o Dia dos Namorados é apenas o início de uma celebração muito mais conhecida: a «Semana da Doçura». Esta semana especial realiza-se em julho, dando assim aos argentinos mais tempo para expressarem o seu afeto. Durante essa semana, amigos e apaixonados trocam declarações de amor, beijos e doces. Reina um ambiente de doçura que culmina no «Dia da Amizade», quando se celebram e homenageiam as amizades.
As flores misteriosas da Dinamarca
A celebração do Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim na Dinamarca começou a ser uma tradição do Dia dos Namorados na década de 1990. Desde então, os jovens dinamarqueses oferecem uns aos outros, flores primaveris brancas – os pingos-de-neve. Estes presentes floridos acompanham mensagens anónimas, conhecidas por «gaekkebrev». A tradição florida confere um toque de mistério a esta celebração do amor. Assim, se o destinatário conseguir adivinhar corretamente o nome do remetente do presente, recebe um ovo de Páscoa como recompensa em abril. Desta forma, a Dinamarca transformou a tradição do Dia dos Namorados num encantador jogo de adivinhação e de doces recompensas!
Dia dos Namorados em Portugal
O dia 14 de fevereiro aproxima-se e ainda não sabe o que fazer no Dia dos Namorados para celebrar o amor? Surpreenda com simplicidade e romantismo! E por que não celebrar o Dia dos Namorados em casa? Oferecer flores no Dia dos Namorados é sempre uma maravilhosa surpresa e uma bonita tradição do Dia dos Namorados!