Quando montar a Árvore de Natal em sua casa? O Natal aproxima-se e, como acontece todos os anos, surge esta questão. Não há consenso sobre quando fazer a Árvore de Natal. Há várias tradições e cada um escolhe a data que mais lhe agrada. Descubra quando se monta a Árvore de Natal.
A Árvore de Natal
Porquê o pinheiro? A Árvore de Natal é um símbolo de vida representado pelo pinheiro por ser uma árvore que se mantém verde e não perde as folhas durante o frio e a chuva habitual do inverno. Este é um dos mais antigos símbolos tradicionais desta época do ano.
Descubra como cuidar de uma Árvore de Natal natural e prefira soluções sustentáveis como o Pinheiro Bombeiro ou árvores que possam ser replantadas. Também pode optar por uma árvore artificial e reutilizável.
As Árvores de Natal são enfeitadas com bolas coloridas, ramagens, flores e outros enfeites. Inspire-se com as ideias para decorar a Árvore de Natal com cor e flores da Interflora. E por fim, a Estrela de Natal. O que significam as estrelas no topo da árvore? A Estrela de Natal não pode faltar no topo da árvore pois simboliza a luz que guiou os Reis Magos até ao Menino Jesus.
Em que dia devemos montar a Árvore de Natal?
A tradição que prevê o dia para montar a Árvore de Natal pode variar conforme o país e há em todo o mundo diversas tradições sobre quando armar Árvore de Natal.
O Primeiro Domingo do Advento
Em Portugal, a Árvore de Natal é geralmente montada no Primeiro Domingo do Advento. Segundo a tradição cristã a data correta para montar e decorar a árvore é o dia de início do período adventício, um período de preparação para o Natal que começa quatro domingos antes do Natal e simboliza a preparação para o nascimento de Jesus Cristo.
8 Dezembro – Dia da Imaculada Conceição
Apesar de o primeiro dia adventício ser a data preferida para montar a Árvore de Natal, ainda é seguido o costume de montar a árvore no dia 8 de Dezembro ou Dia da Imaculada Conceição. Neste dia celebrava-se também o Dia da Mãe.
Nossa Senhora da Conceição é Padroeira de Portugal e Rainha de Portugal desde 1646 quando D. João IV colocou a sua própria coroa na imagem de Nossa Senhora da Conceição e, a partir de então, mais nenhum rei ou rainha portugueses usaram coroa na cabeça. É feriado nacional e um dia de profundo significado.
Também é o dia de montagem do presépio em casa, embora o Menino Jesus não deva ser colocado até ao dia do seu nascimento, na véspera de Natal, nem os Três Magos não devam chegar até à noite de 5 de Janeiro.
1 de Dezembro – O mês das celebrações
Dezembro é o mês das celebrações de Natal. Para muitas pessoas, o primeiro dia é o início das celebrações natalícias e quando se monta Árvore de Natal. Além de ser o dia para fazer a árvore em casa, também é o dia escolhido por muitas autoridades para ligar as luzes das Árvores de Natal em locais públicos em Portugal e em todo o mundo, como por exemplo o Rockefeller Center em Nova Iorque. Neste dia, também se abre o primeiro presente do Calendário do Advento.
Quanto mais cedo, melhor
Assim que o Halloween termina, muitas pessoas começam a pensar no Natal. Vários estudos revelam que as pessoas que montam a Árvore de Natal e decorações mais cedo são mais felizes. O Natal leva-nos de volta à nossa infância, aos presentes, às férias, aos cheiros das ramagens e das comidas tradicionais e às reuniões com os entes queridos. Na agitação do dia-a-dia as decorações de Natal evocam sentimentos de infância felizes e quando se monta Árvore de Natal restabelecemos a ligação com a nossa infância.
Quando devemos desmontar a Árvore de Natal?
O momento mais adequado para desmontar a Árvore de Natal é o fim das festas de Natal, ou seja, o Dia de Reis, 6 de janeiro.