As plantas de interior têm a capacidade de purificar o ar e iluminar qualquer espaço com uma nota de cor. No entanto, algumas podem ser nocivas para a saúde dos nossos pets que gostam de mordiscar as folhas ou flores e, claro, a última coisa que queremos é arriscar a saúde deles. Felizmente, plantas e animais podem conviver e há muitas plantas de interior e exterior, decorativas e inofensivas para os nossos amigos peludos. Descubra com a Interflora uma seleção de plantas amigas dos animais para uma coexistência calma e feliz.
8 plantas seguras para casas pet friendly
As 8 espécies abaixo são plantas seguras para gatos e cães. No entanto, para evitar qualquer tipo de problema e percalço, é melhor assegurar uma localização fora do seu alcance e ter o cuidado de não os deixar comer uma planta inteira ao jantar.
Feto
Ideal para suspender, a sua folhagem pode atrair a atenção dos seus bichos. Mas não há necessidade de se preocupar se começarem a brincar com ele, uma vez que os fetos são plantas pet friendlyfortes e resistentes. Necessitam de luz indireta e rega frequente com pouca água.
Orquídea
Elegantes e sofisticadas, as orquídeas são plantas seguras para animais que podem ser colocadas na sua casa com a paz de espírito de não prejudicar o seu pet. O mais importante a ter em mente é que precisa de ter alguns cuidados para as manter saudáveis e se deleitar com as suas delicadas flores durante vários meses.
Bromélia
Excelente planta doméstica, as flores em forma de cone e folhagens alongadas e brilhantes dão um toque tropical à decoração das casas. São inofensivas para animais e os seus cuidados básicos são simples: precisam de estar num ambiente húmido e perto de uma janela para receberem luz solar direta.
Clorofito
Uma clássico doméstico, é uma das melhores opções para espaços com bichos, que serão atraídos pelas folhas longas e finas. São plantas pet friendly não venenosas, muito fáceis de cuidar e são um excelente purificador de ar.
Calathea
A calathea é exuberante e folhosa, e distingue-se pela beleza do padrão das suas enormes folhas. A calathea é uma planta doméstica não tolera a luz direta, o que a torna perfeita como elemento decorativo em espaços onde não há muita luminosidade natural.
Cato de Natal
Ideal como elemento de decoração de Natal em espaços com pets, é uma alternativa à poinsétia, que é venenosa. Para desfrutar das bonitas flores que florescem no período do Natal destas plantas amigas dos gatos e dos cães, tem de assegurar rega frequente e luminosidade indireta.
Violetas Africanas
Se gosta de preencher os espaços com flores, esta variedade é uma escolha perfeita e inofensiva para os seus bichos. Fáceis de cuidar, estas plantas pet friendly com flores roxas ou cor-de-rosa podem florescer em lugares com pouca luminosidade. Requerem temperatura e humidade moderadas.
Ervas aromáticas
Algumas ervas aromáticas como o alecrim, sálvia, tomilho ou manjericão são opções ideais para decorar a sua casa pet friendly. Não só iluminarão a sua cozinha, como também poderão enriquecer as suas receitas com ervas naturais e ser mordiscadas pelos seus bichos sem preocupação.
Plantas numa casa pet friendly
Ter plantas e animais em casa ou no jardim é uma alegria mas também um grande desafio. Os nossos bichos de estimação são atraídos pelo colorido e pelos formatos das plantas e gostam de as mastigar e comer. Por isso, é fundamental escolher plantas amigas dos gatos e dos cães. Sendo plantas seguras para animais deve também considerar a segurança das plantas. A Interflora sugere alguns truques para contornar as tentações e assegurar um bom convívio entre plantas e animais na sua casa.
A tentação de agarrar e puxar
Os gatos e cães gostam de puxar panos, toalhas ou qualquer tipo de objeto que possam agarrar e arrastar. Por isso, para evitar essa tentação, não coloque nada por baixo dos vasos ou cestos de plantas que possa causar um desastre.
A tentação de mastigar e comer
Mastigar e comer plantas é outra tentação dos bichos. Encontre um equilíbrio entre a decoração e a precaução e escolha localizações que apresentem dificuldade de alcance para os seus bichos. Quanto mais inalcançáveis estiverem as suas plantas, menos provável será que eles as mastiguem ou comam.
A tentação de brincar
Os bichos gostam de interagir com as plantas. Os movimentos das folhas e flores, os naturais e os provocados por eles, levam a brincadeiras que podem causar estragos nas plantas e na sua casa se tombarem os vasos ou os cestos.
A tentação da proximidade
No interior e no exterior, evite colocar as suas plantas nas áreas de circulação e recantos preferidos do seu gato ou cão. Quanto mais longe da tentação, melhor!
O que fazer se o meu animal de estimação se intoxica com uma planta?
Ingerir plantas venenosas como por exemplo os lírios, narcisos ou hera pode causar problemas estomacais, intoxicações ou reações alérgicas que podem ser fatais para o seu pet. Se infelizmente isso acontecer, a primeira coisa a fazer é ir ao veterinário o mais rapidamente possível. Não tente resolver o problema sem recorrer a um especialista, pois não pode não resolver como pode agravar o problema. Tente descobrir qual foi a planta que causou o problema e faça uma lista dos sintomas que observou para que possa explicar ao veterinário o que aconteceu em pormenor. O mais importante é não perder tempo, pedir ajuda a um especialista e seguir o tratamento indicado.
As plantas de interior e exterior devem ser regularmente observadas para evitar deceções. Se tiver espécies que sejam venenosas para os seus pets, certifique-se de que as substitui por plantas pet friendly para proteger o seu gato ou cão. Para mais informações, pode consultar a lista completa de plantas tóxicas e não tóxicas para animais elaborada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA).