A Cymbidium é uma orquídea de floração atípica e muito decorativa, que geralmente ocorre no outono e no inverno. Esta planta moderna pode florescer dentro de casa por vários anos, quando boas condições de cultivo são atendidas. Mas como manter uma orquídea cymbidium? Como fazer uma orquídea cymbidium reflorescer? Descubra os gestos simples para cuidar desta bela planta florida, uma das orquídeas preferidas!
As características da orquídea cymbidium
Nativa da Ásia e da Austrália, a orquídea cymbidium é caracterizada por grandes folhas coriáceas em forma de fita verde, chegando a até 1 metro de comprimento. Além das folhas, esta orquídea possui uma inflorescência espetacular que geralmente ocorre no inverno e na primavera.
Com sua inflorescência em forma de espiga, cada uma acomodando até trinta flores de uma pequena dezena de centímetros, a cymbidium seduz pela diversidade e originalidade de sua floração. Existem muitos tipos de orquídeas, entre elas a conhecida orquídea phalaenopsis. Porém, quando falamos na cymbidium, devemos saber que este tipo de orquídea existe em todas as cores. No entanto, as espécies de cymbidium mais conhecidas são:
- Devonianum
- Eburneum
- Rubescens
- Bicolor
- Tracyanum
A orquídea cymbidium tracyanum tem flores cujas pétalas caídas evocam a forma de uma aranha para algumas pessoas.
O cymbidium x hybridum, do seu nome botânico, cultiva-se principalmente como uma planta florida de interior. Bem cuidada, ela pode viver até 7 anos em uma casa ou apartamento. A floração geralmente dura entre 6 semanas e 3 meses.
História e significado da orquídea cymbidium
A orquídea cymbidium, seja terrestre ou epífita, foi cultivada há vários séculos na Ásia, especialmente na China e no Japão. No início do século XIX, foi um botânico sueco chamado Olof Swartz que descreveu a orquídea cymbidium pela primeira vez.
A primeira híbrida foi criada em 1889 pelos viveiros britânicos Veitch, que fizeram um cruzamento entre a cymbidium eburneum e a cymbidium lowianum. Cerca de 40 espécies de cymbidiums são encontradas na natureza, além de milhares de espécies híbridas criadas pelo homem.
Simbolismo da orquídea cymbidium
A forma atípica da orquídea cymbidium intrigou por muito tempo os homens, que a reservavam para oferendas. Os Antigos, que consideravam nesta espécie uma criatura meio inseto e meio vegetal, consideravam-na “um escândalo do mundo”.
Na linguagem do amor, oferecer uma orquídea é uma maneira de seduzir. Além de sua graça aérea, a cymbidium oferece uma originalidade de tons bastante excepcionais, se não improvável. Uma obra de arte a céu aberto que sugere sensualidade e expressa um desejo de amor direto e inequívoco.
Manutenção da orquídea cymbidium
Esse tipo de orquídea requer grande luminosidade e acomoda muito bem a luz solar direta. A planta pode ser instalada em frente a uma janela ou varanda iluminada. Para cultivar em caso de pouca luz, é possível expô-la à luz artificial.
Rega da orquídea cymbidium
A rega da orquídea cymbidium deve ser controlada: 1 vez por semana na primavera contra 1 vez a cada 15 dias no inverno. Coloque fertilizante líquido 1 vez a cada 2 regas, entre abril e outubro, para fortalecer o substrato.
Essa planta aprecia a humidade, mas em uma sala suficientemente ventilada. Cuidado, contudo, para protegê-la das correntes de ar! Durante a floração, a temperatura ambiente ideal é de 18 a 20 °C durante o dia, e 8 a 14 °C durante a noite.
Transplante da orquídea cymbidium
O transplante da planta ocorre a cada 2-3 anos, dependendo da condição da planta e cultivo. Se o substrato da planta parece estar faltando no vaso ou se ele não consegue mais conter as raízes, é hora de repor sua flor.
No momento da troca de vasos, é possível que as raízes grudem na parte inferior do pote antigo. Neste caso, corte cuidadosamente o frasco de plástico com uma tesoura desinfetada. Em seguida, coloque a planta e o substrato em um vaso um pouco maior para favorecer o crescimento.
Desta forma, as raízes da planta têm um pouco mais de espaço, mantendo-se apertadas. Certifique-se de usar o substrato para orquídeas ao replantar. Uma vez instalada em seu novo vaso, regue sua planta com água não calcária.
Fazer uma orquídea florescer
Uma das particularidades desta orquídea é a necessidade de diferenças de temperaturas entre o dia e a noite para induzir a sua floração. Se você tem um espaço ao ar livre, coloque a cymbidium em seu jardim ou terraço entre maio e outubro para que a planta aproveite essas diferenças de temperaturas.
Para mais informações, visite a nossa página sobre a manutenção de orquídeas para aprender a cuidar de suas orquídeas.
Doenças e pragas da cymbidium
A orquídea cymbidium é uma planta resistente às doenças. Em vez disso, é o excesso de rega que muitas vezes causa problemas ao apodrecer suas raízes. Fique atento às necessidades de água da sua planta e nunca deixe água estagnada no copo ou no vaso.
Como a orquídea phalaenopsis, a cymbidium pode apresentar alguns parasitas, como cochonilhas farinhentas e pulgões. A melhor maneira de se livrar deles de forma natural é “dando um banho” em sua planta. Em seguida, borrife o óleo de colza na folhagem da planta.
Orquídeas são algumas das plantas floridas preferidas para oferecer a um ente querido. Para celebrar um sucesso pessoal ou profissional, elas são um presente ideal, que irá acompanhá-los por um longo período!