O dia 19 de março está a aproximar-se e na Interflora queremos aprofundar os conhecimentos sobre a origem da celebração do Dia do Pai. Encontramos algumas histórias sobre a origem deste dia, uma data especial que é perfeita para agradecer a entrega e a dedicação que os pais demonstram pelos seus filhos. Começamos por explicar como surge nos EUA e de que forma surgiu em outros países. Encorajamo-lo a demonstrar o seu apresso pelo seu pai, oferecendo-lhe um detalhe vivo que ele cuidará com muito carinho. A 19 de março, ofereça flores ou plantas ao seu pai. Sem dúvida, será um detalhe que irá sempre lembrar.
A origen do dia do Pai e a sua celebração em junho
Como muitas outras tradições, o Dia do Pai começou a ser celebrado nos EUA. Nasceu da gratidão de uma filha, Sonora Smart Dodd, ao pai Henry Jackson Smart. A esposa de Henrique morreu ao dar à luz o seu sexto filho e ele cuidou e educou dos seus filhos. Em 1909, enquanto Sonora ouvia um sermão no Dia da Mãe, ocorreu-lhe que não haveria melhor maneira de honrar o seu pai do que celebrar o Dia do Pai. No início, ele pensou em 5 de junho, data do nascimento de seu pai, mas a idéia não prosperou. No entanto, o que a encantava era a idéia de estabelecer um dia para se dedicar ao pai. E foi assim, que em 1966, o presidente Lyndon Johnson declarou o terceiro domingo de junho como o dia do pai nos Estados Unidos.
Porque que se celebra em Portugal o Dia do Pai a 19 de março?
Em Espanha, o Dia do Pai é celebrado no dia 19 de março. Isto é devido à tradição católica em que se celebra o dia de São José, pai de Jesus. É um dia para comemorar a paternidade e a influência dos homens na vida de seus filhos. Há várias interpretações sobre seu nascimento. Mas descobrimos em várias histórias uma origem um pouco curiosa, no ano de 1950, quando uma professora decidiu celebrar este dia a pedido de alguns pais que se queixaram de que, se houvesse um Dia da Mãe, por que não existir um para pais. Manuela Vicente, promotora da ideia, também foi escritora, e sob o pseudónimo de Nely escreveu um artigo no qual encorajou outras escolas a promover a celebração do Dia do Pai.
A iniciativa teve tanto sucesso que Pepín Fernández, dono de Galerías Preciados, sugeriu comprar a idéia ao contratar a própria professora. No ínicio, esse uso comercial do feriado religioso não foi muito apreciado. No entanto, desde então, as Galerias Preciados foram responsáveis por promover o Dia do Pai.
Um centro de plantas para oferecer neste Dia do Pai
O dia 19 de março é sempre a ocasião perfeita para homenagear o seu pai. E na Interflora temos o presente ideal. Este é o centro de plantas de phalaenopsis brancas, com as quais pode agradecer ao seu pai pela sua entrega e apoio. Este centro é caracterizado pela sua harmonia e personalidade. O seu pai irá gostar de contemplar a elegância da composição, enquanto cuida com cuidado. Sem dúvida, é uma planta que preencherá qualquer espaço com luz e isso fará com que se recorde sempre desse momento.