Escolher flores de luto é muito importante porque são o testemunho da nossa presença e apoio e transmitem sentimentos e emoções neste momento difícil. É por isso que a escolha do arranjo floral deve considerar a personalidade de quem morreu. A relação que tem com a família ou entes queridos e ainda o tipo de cerimónia que lhe é dedicada são também importantes. Descubra como escolher flores de luto com a Interflora.
Selecionar as flores de acordo com a personalidade do falecido ou da falecida
As cerimónias funerárias são uma derradeira homenagem a quem morreu. O arranjo floral – ramos, cruzes, palmas, coroas ou outras composições florais – que selecionar é a sua homenagem.
Tradicionalmente, as flores brancas são as preferidas para homenagear a memória dos defuntos, pois são associadas aos sentimentos de respeito, inocência e pureza. As rosas, os cravos, as orquídeas ou os lírios são geralmente os tipos de flores escolhidos para um velório ou funeral.
Para homenagear as mulheres na sua morte são normalmente escolhidos os tons pastel ou creme, que transmitem suavidade, ternura e feminilidade. O cravo branco é a flor que representa a partida de uma mãe. Para homenagear os homens são geralmente preferidos os tons mais vivos e coloridos, com composições campestres inspiradas pela natureza e vitalidade.
A idade de quem morreu também pode ser um fator importante, especialmente se a pessoa for um jovem ou uma criança. Neste caso, o branco é imperativo numa homenagem fúnebre e é utilizado em criações florais menos volumosas e mais trabalhadas.
Para homenagear pessoas mais velhas, o tributo floral é mais convencional sendo criado em tonalidades mais subtis. As composições deverão ser mais tradicionais como os ramos, as coroas, as cruzes e as palmas.
Para homenagear um adulto, a decoração floral é mais personalizada e pode permitir alguma originalidade, com cores e criações em altura. A tendência atual é para composições simples e modernas que não têm necessariamente uma conotação fúnebre.
Optar por composições florais de acordo com o local de entrega
Normalmente, é recomendado entregar o ramo, a palma ou a coroa de flores no local onde se realiza o velório e a cerimónia funerária. São aceites todos os tipos de composições florais funerárias, desde ramos a arranjos funerários de flores e plantas.
As flores seguem tradicionalmente do local de velório em procissão fúnebre até ao cemitério. A entrega de flores de luto na sepultura também é possível. Se o funeral já tiver ocorrido, em memoriais e em datas específicas como o Dia de Todos os Santos é muito adequado. Nestes casos, as flores sazonais, as rosas e as composições de plantas são recomendadas pois são mais resistentes.
Quando a cerimónia fúnebre é realizada num crematório, escolher flores de luto é mais limitado. Por razões sanitárias e de segurança, só são permitidos ramos de flores cortadas, rosas simples e apenas alguns arranjos de flores em recipientes adequados.
Finalmente, a entrega no domicílio da família do defunto ou da defunta também é possível. É recomendável quando não se tem informações sobre a cerimónia fúnebre ou se esta já ocorreu e se deseja apresentar as condolências. Neste caso, é aconselhável optar por uma composição adequada, que não tenha uma conotação fúnebre. Um ramo de flores, uma criação floral original ou um arranjo de plantas verdes e floridas é aconselhável.
Em qualquer caso, acompanhe as suas flores de condolências com uma mensagem personalizada. Se não souber o que escrever inspire-se nas mensagens de pêsames criadas pela Interflora.
Selecionar as flores de acordo com a relação com quem morreu
As composições florais centrais da cerimónia fúnebre são normalmente escolhidas pela família e amigos de quem morreu. Podem ser coroas, palmas, cruzes, corações de flores, topos de caixão e grandes composições que serão mais visíveis no funeral.
Num ambiente de amizade, o tributo é mais simples com arranjos florais mais discretos e modernos que não têm necessariamente uma conotação funerária. Para além de composições de plantas e ramos de flores, recomendamos as composições de flores em altura, pétalas de flores e outras composições mais personalizadas.
Num contexto profissional ou se quem morreu é um conhecimento distante, é aconselhável evitar qualquer erro e optar por um arranjo funerário. Para além das cruzes e das palmas, a coroa também pode ser escolhida por organizações ou administrações que desejem uma maior visibilidade.