O craveiro, do género Dianthus caryophyllus, é uma planta muito popular, além de ser cheia de simbolismos. As suas flores, chamadas cravos, podem alegrar a casa com as suas diversas cores, além de serem fáceis de manter em vaso ou no jardim. Cultivado desde a antiguidade, pelos gregos, o craveiro é uma das plantas mais queridas, seja na variedade anual ou perene.
A seguir, descubra o significado e os benefícios do craveiro para o seu jardim, além de como cultivá-lo para vê-lo crescer saudável e bonito por mais tempo. Conheça, também, a curiosa história do craveiro, que remonta à antiguidade:
História e significado do craveiro
A história do craveiro remonta há mais de 2 mil anos, quando os gregos escolheram o cravo para adornar coroas e adereços durante as cerimónias.
Aliás, o cravo também é símbolo de divindades, conhecido pelo nome de “Flor de Júpiter”, sendo Júpiter o deus romano que corresponde a Zeus na mitologia grega. Já no período do Renascimento, o cravo era visto como uma flor sinónimo de fidelidade matrimonial.
Quando pensamos na contemporaneidade, o cravo possui um significado ímpar para a história portuguesa: a flor, na cor vermelha, simboliza a Revolução de abril de 1974, data que marca a retomada da democracia em Portugal. Assim, para os portugueses, as flores do craveiro remetem à liberdade e ao respeito.
Aliás, o significado do cravo é tão forte que, em algumas regiões, é tradição colocar uma flor de cravo na lapela do fato do noivo e dos padrinhos para transmitir respeito e amor pela união.
Como cultivar o craveiro: dicas para manter a planta
O craveiro pertence à família Caryophyllaceae e surpreende pelas 300 espécies que possui, entre elas o Dianthus barbatus (cravo dos poetas), sem contar as outras variedades híbridas da planta.
Nativas do sul da Europa, as flores do craveiro Dianthus caryophyllus podem ser cultivadas de forma anual ou perene. Dessa forma, não precisa ser nenhum perito em jardinagem: o craveiro é uma planta de fácil cultivo.
Por este motivo, o cravo é uma das plantas mais populares em Portugal e no mundo, ideal para cultivar como flor de corte, em vaso, ou plantada em canteiros, quintais, varandas ou jardins.
Abaixo, algumas orientações para cuidar e cultivar o craveiro:
Quando semear e fertilizar a planta
Antes de tudo, a melhor época para plantar cravos varia conforme a variedade, ou seja, se é anual ou perene. Para a variedade anual, semeie durante a primavera e o verão. As flores começarão a aparecer no verão. Já a variedade perene pode florir durante o ano todo.
Quer ver o seu craveiro florescer novamente, estimulando o seu crescimento? A época ideal para fertilizar a planta é do final do inverno até o começo da primavera. Por isso, a dica é fertilizar com um fertilizante granular no solo, ao redor da planta.
Conselhos para plantar o craveiro
Em seguida, algumas dicas são úteis para cuidar do seu cravo e mantê-lo em boa saúde:
- Como plantar: poderá semear sementes, plantar por estaquia, alporquia ou por divisão.
- Onde plantar: o cravo pode ser cultivado tanto no jardim como em vasos no interior da casa. As flores preferem temperatura amena e um ambiente iluminado.
- Tipo de solo: o solo propício para o cravo deve ser rico em argila, misturado com estrume, areia e adubo vegetal.
- Iluminação: a planta precisa de luz direta por pelo menos 4 horas, todos os dias. Por isso, plante o cravo num lugar que receba sol pleno.
- Por último, a rega da planta: o solo precisa estar sempre húmido, sem, portanto, estar encharcado. Lembre-se que o excesso de água é prejudicial e pode mofar a terra ao redor.
Bónus: o craveiro, além de colorir o jardim com a sua floração, consegue repelir várias espécies de formigas domésticas. Assim, o seu cultivo também ajuda a afastar mosquitos.
Cores das flores e o seu significado
Outra qualidade são as muitas variedades de cores das suas flores: vermelha, branca, cor-de-rosa, amarela, roxa… Cada uma delas com um significado diferente, o que deve considerar ao presentear alguém com um ramo de cravos.
- Cravos brancos fazem menção ao amor puro e à inocência.
- Já os vermelhos, os mais populares, simbolizam o amor, o respeito e a paixão.
- Cravos amarelos significam alegria e vivacidade.
- Cravos roxos simbolizam a criatividade. Também são usados para prestar homenagem póstuma.
Em algumas culturas orientais, os cravos vermelhos são ideais para presentear e homenagear as mães. Já os cravos brancos são usados para uma homenagem póstuma a uma mãe que já partiu.
Agora já sabe os principais cuidados para cultivar e cuidar do seu craveiro, seja em vaso ou no jardim. Aproveite o charme dessa flor popular, solar, e cheia de simbolismos!