A secagem de rosas preserva a beleza e a emoção associadas a estas flores. Quer se trate de guardar uma recordação preciosa ou de criar arranjos de flores secas para uma decoração interior duradoura, desfrute das suas rosas secas durante muitos anos! Há várias técnicas de secagem de rosas que ajudarão a preservar a sua beleza e a prolongar a sua vida. Como secar uma rosa em casa? Escolhemos duas técnicas que têm a vantagem de preservar simultaneamente a forma e as cores destas flores delicadas!
Como secar uma rosa em casa? Que flores utilizar?
O critério é sobretudo estético: escolha flores bonitas! Todas as variedades de rosas são perfeitas para uma secagem natural. Por exemplo, pode secar um maravilhoso ramo de rosas que tenha recebido de presente. Mas também pode secar rosas do seu jardim ou um ramo que tenha oferecido a si para alegrar a sua casa.
Truque: utilize a linguagem das flores para criar um arranjo de flores secas que expresse as suas emoções com elegância.
- As rosas brancas simbolizam a serenidade e a bondade.
- As rosas vermelhas representam o amor e a paixão.
- As rosas cor-de-rosa expressam ternura e afeto.
- As rosas amarelas evocam a alegria, a amizade e o bom humor.
Como escolher o momento certo para secar um ramo de rosas?
Para obter rosas secas de boa qualidade, a escolha do momento da colheita das flores é essencial. O truque consiste em escolher flores esplendorosas, mas que ainda não estejam em plena floração.
Por isso, se tiver um ramo de rosas em casa, não vai desfrutar das suas flores frescas durante tanto tempo. Isto porque deve escolher botões de rosas que estão a começar a abrir porque as pétalas têm menos probabilidades de caírem quando secarem. No entanto, vai poder desfrutar da beleza das suas rosas secas durante muito tempo.
Mas, se tiver a sorte de ter rosas no seu jardim, colha-as de manhã ou ao fim da tarde, quando os níveis de humidade são mais baixos. Evite colher as rosas ao sol a meio do dia, quando as flores já estão enfraquecidas pelo calor.
Como secar uma rosa?
Há duas técnicas de secagem das rosas que permitem preservar a sua beleza e prolongar a sua vida. Ambas as técnicas permitem-lhe secar facilmente as suas flores em casa.
Secagem das rosas ao ar
O processo clássico consiste em pendurar as rosas pelos caules e deixá-las secar ao ar. Esta posição preserva a sua forma e evita a estagnação da humidade. Além disso, é o processo mais simples e não requer o uso de qualquer equipamento ou material.
Neste processo de seca, basta atar delicadamente os caules das suas flores com um fio. De preferência, ate as flores em grupos de três ou quatro, tendo o cuidado de não danificar as pétalas.
Pode também optar por retirar todas as folhas ou manter algumas, consoante o efeito pretendido.
Em seguida, pendure as rosas num local escuro, de preferência com pouca humidade. Por exemplo, um armário é um bom local.
A secagem demora geralmente duas a três semanas. É o tempo necessário para que as rosas fiquem perfeitamente desidratadas. No final, o resultado é sempre muito gratificante – verá que as suas rosas conservaram toda a sua elegância. Em seguida, pode compor um ramo ou um arranjo que combine rosas e outras flores secas.
Secagem das rosas com gel de sílica
Uma alternativa para a secagem das rosas ao ar é a utilização de gel de sílica – o produto que se encontra nas caixas de cartão que contêm equipamentos, uma vez que os protegem da humidade. Este produto apresenta-se sob a forma de pequenas esferas contidas em saquetas.
O gel de sílica é um material que absorve a humidade e, por isso, pode ser utilizado para secar as flores. Então, como secar uma rosa utilizando este processo? Siga as seguintes etapas:
1ª Etapa – Equipamento de seca das rosas: precisa de gel de sílica e de um recipiente hermético para guardar as rosas.
2ª Etapa – Corte das rosas: corte os caules das rosas no comprimento desejado para que caibam na caixa.
3ª Etapa – Disposição das rosas: deite uma camada de gel de sílica no fundo do recipiente e disponha as rosas de modo que não se toquem. Em seguida, cubra completamente as rosas.
4ª Etapa – Tempo de seca das rosas: feche hermeticamente o recipiente para evitar a penetração da humidade. Em seguida, coloque a caixa num local fresco e escuro. Deixe as rosas secar durante cerca de uma semana, ou mesmo duas, se se tratar de uma variedade bastante grande.
5ª Etapa – As rosas secas: recolha cuidadosamente as rosas secas e, em seguida, retire o gel de sílica que resta nas pétalas, nas folhas e nos caules.
Como conservar as rosas secas e valorizar a sua decoração?
Escolha um local escuro e, sobretudo, mantenha-as longe da luz solar direta durante o processo de seca, para conservar as cores das suas rosas secas. Na realidade, os raios solares acabam por descolorir as pétalas.
Para conservar as cores das suas rosas secas, pode também pulverizá-las com uma laca – por exemplo, a laca utilizada nos cabeleireiros. E para dar às suas rosas um aspeto brilhante e cintilante, pode utilizar laca com purpurinas.
Não se esqueça também de cuidar das suas flores, limpando o pó que se vai acumulando nas pétalas e nas folhas, de tempos a tempos.
A secagem de rosas é uma forma fácil e gratificante de preservar a beleza e a emoção das suas flores. Por isso, quer pretenda imortalizar um momento especial ou criar uma decoração, as rosas secas darão um toque de charme intemporal à decoração da sua casa.