Boutonnière do noivo: o que é, quais flores e cores usar 

A boutonnière do noivo é um dos detalhes mais charmosos do visual do noivo no dia do casamento. Ela é composta de um pequeno arranjo floral colocado na lapela esquerda do casaco. Aliás, não só os noivos podem usar a boutonnière, como também o padrinho, os irmãos e os amigos próximos no noivo. Mas como compor uma boutonnière? Qual estilo o arranjo floral deve ter e quais cores privilegiar? Veja abaixo como harmonizar o look do noivo com a boutonnière ideal:

Boutonnière, uma tradição dos noivos

Nem só as mulheres vivem de tradições nos casamentos! Assim como as noivas, que oferecem um corsage às amigas e às madrinhas de casamento, os noivos também podem convidar os amigos mais próximos e os padrinhos de casamento para usar uma boutonnière. Porém, diferentemente da noiva, o noivo também usa a boutonnière, e não somente os convidados designados por ele. 

noivo-com-boutonniere-de-flor

Onde colocar a boutonnière do noivo?

Se está a perguntar-se onde colocar a boutonnière do noivo, saiba que o mini arranjo floral pode ser colocado com um alfinete na lapela do lado esquerdo, como um broche. A tradição pede que a boutonnière não seja colocada no bolso do casaco. É preciso alfinetá-la na lapela do casaco.


Origem da boutonnière, um gesto que nasceu na Inglaterra

A origem da boutonnière do noivo começa com o noivado do principie Albert com a Rainha Vitória em Londres, no século XIX. Os registos dizem que o noivo recebeu um ramalhete da noiva e, sem saber onde colocá-lo, abriu um pequeno corte na lapela do casaco com um canivete para conseguir acomodar o ramo. O gesto começou então a ser imitado em outros casamentos, complementando o look do noivo e dos seus convidados do coração. 

Quem pode usar a boutonnière?

A tradição diz que somente o noivo e o seu padrinho podem usar a boutonnière. Porém, para conseguir agradar a todos os amigos e familiares próximos, poderá diferenciar a boutonnière em tamanho e em cor para os outros escolhidos. O noivo e o padrinho exibem, assim, uma boutonnière maior e de outra cor para serem facilmente identificados entre os presentes na cerimónia. 

Quais flores escolher para a boutonnière na lapela?

As boutonnières, ou botoeiras, estão intimamente ligadas aos ramos de noiva. Dessa forma, para conseguir escolher quais flores devem fazer parte do arranjo, assim como as cores da boutonnière do noivo, é preciso inspirar-se nos tipos de flores para noiva. Quais flores a noiva incluirá no seu buquê? Qual a paleta de cores escolhida? 

Ao saber destes elementos, poderá começar a ter ideias para a boutonnière do noivo

noivo-com-boutonniere

Estilos de boutonnière para o noivo

Para começar a inspirar-se, veja abaixo alguns tipos de boutonnière que costumam fazer sucesso:

  • Estilo clássico de boutonnière do noivo: este estilo considera o ramo da noiva e as suas cores, além da cor do fato do noivo, do seu colete, gravata ou laço. A ideia é que a paleta de cores permaneça harmónica. Veja as flores para vestido de noiva para aguçar a imaginação.
  • Estilo descontraído de boutonnière: para casamentos fora dos padrões, vale pensar em boutonnières que combinam diferentes materiais: renda, madeira, tecido, cordas, botões… estes elementos podem ornar com as flores escolhidas para compor algo original, mas sempre respeitando o tema do casamento.
  • Estilo DIY (faça você mesmo) de boutonnière: se tem um gosto pelo artesanato e prefere realizar a boutonnière em casa, poderá optar por flores secas, por flores como a ráfia e a gypsophila (mosquitinho) e por tecidos na cor pastel. Os eucaliptos também dão um charme especial. Poderá, inclusive, fazer flores em croché, o que tornará a boutonnière uma lembrança intemporal.
Scroll to Top