A visita ao cemitério é um momento de homenagem e memória e os arranjos de flores para cemitério representam um refúgio de paz, amor e saudade. Com o tempo, a composição dos arranjos evoluiu e privilegia agora a expressão dos sentimentos e recordações que é permitida por uma maior liberdade de escolha de flores e outros elementos. Com sensibilidade e criatividade, os arranjos de flores naturais para cemitério são mais do que uma simples tradição – são uma expressão de amor, memória e respeito que continuam a respeitar a dignidade e a serenidade que o local exige. Descubra como escolher arranjos de flores para cemitério.
- Fragrâncias de memórias
- Arranjos de flores para cemitério únicos
- Como manter e cuidar de arranjos de flores naturais para cemitério?
Composição dos arranjos de flores naturais para cemitério
Os arranjos para cemitério são um tributo a quem partiu e carregam emoções muito profundas. Por isso, para serem expressas exigem uma grande liberdade de escolha de formas e coloridos. Alguns cemitérios têm regras sobre o tipo e tamanho dos arranjos para cemitério. Então, é sempre melhor verificar previamente as normas para evitar eventuais problemas.
Dimensão dos arranjos florais para cemitério
A dimensão dos arranjos para cemitério depende sobretudo das características do local e do efeito pretendido. Por isso, não se esqueça de que «menos pode ser mais»! Assim sendo, tanto os grandes arranjos de rosas para cemitério como um único ramo de orquídea são impactantes, pertinentes e bonitos.
Base e composição dos arranjos de flores naturais para cemitério
Os arranjos para cemitério não se limitam às tradicionais bases como, por exemplo, as jarras e floreiras em vidro ou pedra e almofadas de espuma embebidas em água colocadas sobre a pedra tumular. E também já não se limitam a integrar apenas flores de corte. Por isso, é cada vez mais frequente as plantas envasadas integrarem total ou parcialmente as composições. Variando muito, as bases podem ser um elemento estético importante na composição floral. Do mesmo modo, a integração de elementos da natureza como os ramos de árvores, pedras e conchas, madeiras, jutas e serapilheiras entre outros cria um efeito mais orgânico e terreno.
Como escolher as flores dos arranjos para cemitério?
Os arranjos de flores naturais para cemitério devem ser uma homenagem e um tributo à memória do defunto. A resistência das flores é um critério pragmático que assegura a durabilidade da composição, mas as formas, cores e fragrâncias expressam emoções e recordações.
Resistência e durabilidade das flores
Escolher flores resistentes e adaptadas ao clima e à estação do ano aumenta a durabilidade dos arranjos de flores naturais para cemitério. Além de integrarem e celebrarem a tradição local, as flores e plantas autóctones escolhidas para florir uma sepultura são naturalmente mais adaptadas e, por isso, têm mais probabilidades de durar muito.
Diversidade de flores
Os arranjos de flores para cemitério com crisântemos são composições muito tradicionais. Os arranjos de rosas para cemitério e composições com lírios e cravos também são muito clássicos. Todavia, as composições com folhagens de eucalipto e de outras árvores e arbustos com formas e fragrâncias diversas são uma tendência muito forte. A integração de plantas aromáticas como o alecrim ou a alfazema ou de plantas suculentas também é cada vez mais frequente.
Colorido floral
Tradicionalmente, o branco é a cor das flores para funerais e de luto. As cores das pétalas das flores têm significados que expressam sentimentos e mensagens. Por exemplo, o branco é associado a pureza, o lilás e roxo a respeito e dignidade e o cor-de-rosa a ternura. Mas o colorido floral também pode ser escolhido por refletir a personalidade ou remeter para uma experiência ou memória especial.
Significado das flores
As flores têm uma linguagem própria e expressam uma mensagem. Por exemplo, as rosas simbolizam o amor e os lírios a pureza. No entanto, as flores podem ainda ter um significado pessoal atribuído por quem partiu ou por quem ficou.
Fragrâncias de memórias
Os aromas remetem-nos para emoções, experiências e memórias. Além das fragrâncias que os arranjos para cemitério libertam também é possível intensificar esta experiência com óleos essenciais associados ou não a quem partiu.
- Como escolher os óleos? Escolha aromas com significados especiais que remetem para experiências e recordações. Por exemplo, um óleo com aroma floral reforça o aroma natural que as flores e folhagens dos arranjos de flores naturais para cemitério libertam. Do mesmo modo, as propriedades calmantes da alfazema, camomila e sândalo também podem ser uma boa escolha.
- A integração dos difusores dos óleos essenciais deve ser segura e discreta. Os óleos não devem entrar em contato direto com as folhas e flores para não as danificar. Por isso, os frascos ou difusores devem ser pequenos e de cor neutra para poderem ser escondidos entre as flores nos arranjos de flores para cemitério.
Arranjos de flores para cemitério únicos
Torne os seus arranjos florais para cemitério únicos numa homenagem muito especial à memória de quem partiu e junte, por exemplo, um cartão com algumas palavras, uma fotografia ou um objeto com um significado especial.
- Além de ser importante no processo de luto, escrever algumas palavras num cartão que expressam os seus sentimentos é uma bonita homenagem. É também uma partilha dos seus sentimentos e saudade com outras pessoas próximas do defunto.
- Fotografias ou objetos com um significado evocativo do defunto são símbolos de homenagem e memória.
Como manter e cuidar de arranjos de flores naturais para cemitério?
Como cuidar de flores numa sepultura? A duração dos arranjos florais para cemitério pode ser prolongada com alguns cuidados relacionados com a irrigação, exposição e renovação.
- Irrigação – Tente mudar a água regularmente e coloque pastilhas de nutrição e conservação na água do arranjo floral. Assim, consegue prolongar a vida das flores e folhagens.
- Exposição – Escolha uma localização protegida da luz solar direta, ventos e outras intempéries. Então, se possível, abrigue os arranjos florais para cemitério na estrutura da sepultura. Por exemplo, coloque-os junto de uma lápide, entre um livro de pedra aberto ou qualquer outro elemento decorativo do túmulo.
- Renovação – O ciclo de vida das diferentes flores que compõem um arranjo varia muito e algumas murcham mais cedo. Assim sendo, remova as folhagens e flores murchas e se possível substitua-as por outras.