Não há nada como um arranjo de flores para alegrar um ambiente ou mimar alguém. Mas para criar um um bonito arranjo floral é necessário mais do que simplesmente juntar flores trazidas do florista ou colhidas no jardim. Há uma arte na combinação harmoniosa de flores. As gerberas são flores solares e com cores vibrantes que compõem arranjos florais exuberantes e muito coloridos. Como compor arranjos com gerberas? Que flores combinar com as gerberas? Descubra as diferentes variedades de gerberas e como combiná-las com outras plantas e flores seja para um bouquet de casamento, uma decoração de interiores ou um jardim.
Caraterísticas das gerberas
Longa duração – As gerberas têm uma longa vida útil como flor cortada e, por isso, são uma das flores preferidas para compor arranjos florais.
Variedade de coloridos – As gerberas são flores com coloridos vibrantes. Vermelho, amarelo, roxo, cor-de-rosa, laranja, branco… as gerberas apresentam mais de vinte coloridos. Com tantas cores disponíveis, são as flores perfeitas para compor diversos tipos de arranjos florais.
Estrutura robusta – As gerberas têm hastes fortes e flores resistentes e são, por isso, as flores ideais para compor arranjos florais.
Tipos de gerbera
A simplicidade das gerberas é algo que todos conhecemos. Mas será que conhecemos todas as variedades de gerbera e a sua diversidade? As que têm um belo coração verde ou preto ou uma forma diferente? Com flores simples, duplas ou em pompons?
Há mais de 30 espécies de gerberas, resultando numa ampla gama de coloridos e tamanhos. As gerberas são conhecidas pelos seus coloridos vibrantes e pela sua forma de margarida. Com pétalas longas e elegantes, dispostas em camadas, criam um efeito exuberante que é reforçado pelo centro escuro da flor. As cores mais comuns são o vermelho, rosa, amarelo, laranja e branco. Descubra os vários tipos de gerbera que podem ser usados em arranjos com gerberas.
Gerbera jamesonii
A gérbera jamesonii é a variedade mais utilizada para as flores de corte. Tem folhas grandes e serrilhadas e caules robustos, sobre os quais nascem flores com pétalas delicadas e coloridas. As suas cores vibrantes fazem dela uma escolha ideal para ramos de noiva ou arranjos com gerberas de interior.
Gerbera garvinea
A gerbera garvinea é uma planta perene, muito resistente, com flores mais pequenas e caules mais curtos do que a gerbera jamesonii. É ideal para jardins e bouquets de noiva. As suas flores coloridas florescem abundantemente da primavera ao outono.
Gerbera mini em vaso
A gerbera mini é uma variedade muito pequena de gerbera, perfeita para plantas de vaso de interior. As suas flores de coloridos vivos são uma mancha de cor e alegria. As gerberas em vaso são também utilizadas como arranjos com gerberas de mesa em receções e casamentos.
A simbologia da gerbera
Solar, a gerbera simboliza os inícios e reinícios. A gerbera segue o movimento do Sol ao longo do dia, num repetido amanhecer e orientação para a energia e por isso evoca a beleza da vida, a energia da natureza e o recomeçar. Um arranjo de gerberas simboliza a alegria e felicidade, a pureza e inocência, a lealdade e o amor.
Como combinar outras plantas e flores num arranjo de gerberas?
As gerberas são flores muito versáteis que podem ser harmoniosamente combinadas com muitas outras folhagens e flores para criar maravilhosos arranjos com gerberas. Descubra algumas das nossas ideias!
Flores de casamento
Para um bouquet de noiva ou uma decoração floral de casamento, combine as gerberas com rosas, peónias, lírios ou hortênsias. A enorme diversidade de coloridos permite criar bouquets em tons contrastantes ou complementares, para um efeito visual único.
Flores para interiores
Para um arranjos com gerberas de interior, combine gerberas com tulipas, frésias, alstroemérias ou cravos. Num arranjo com gerberas pode incluir folhagens verdes. Por produzirem oxigénio dia e noite e purificarem o ar, as gerberas são flores especialmente indicadas para decorar os quartos de dormir ou para oferecer a alguém que está a recuperar de uma doença.
Flores de jardim
No jardim, as gerberas combinam bem com plantas perenes como ásteres, rudbéquias, equináceas e margaridas. Podem ser plantadas em canteiros, ao longo de bordaduras de relva ou em vasos, para criar uma explosão de cor durante todo o verão.
Como compor um arranjo com gerberas?
Qual é a sua cor preferida? Componha um arranjo com gerberas e não terá de escolher. Amarelo, rosa, vermelho, roxo, branco, laranja… flores de todas as cores em cima da mesa! Junte lilases, bouvardias, alquimilas (também conhecidas como pé-de-leão ou planta dos alquimistas), estatices-dos-jardins (também conhecidas como limonium) e dianthus verdes. O resultado será um arranjo de gerberas com coloridos vibrantes e alegria em todos os rostos!
As gerberas são flores de coloridos vibrantes que compõem arranjos florais exuberantes e alegres. Combine-as com outras plantas e flores para criar arranjos com gerberas surpreendentes e elegantes, seja para um casamento, uma decoração de interiores ou um jardim.