Quer ir de férias e manter as suas plantas em boa forma durante a sua ausência? Parta com toda a tranquilidade graças aos nossos conselhos e truques sobre como aguar as plantas no verão. Poderá conservar as suas companheiras vegetais hidratadas durante alguns dias, ou mesmo algumas semanas, sem incomodar os seus vizinhos ou amigos.
- Regar as plantas de interior durante as férias
- Adote um sistema de rega automático para as suas plantas durante as suas férias
- Regar as plantas de exterior durante as férias
- Como regar as plantas durante uma ausência prolongada?
Regar as plantas de interior durante as férias
A ideia é encontrar um sistema para regar as plantas durante a sua ausência e também pôr em prática soluções para poupar água.
Prepare as suas plantas antes de partir
Antes de mais, é importante deixar as suas plantas nas melhores condições possíveis. Por isso, é necessário mimá-las antes de partir. Retire as folhas mortas, pode-as ou replante-as se for necessário, o que evitará um consumo de água desnecessário durante a sua ausência. Desta forma, é mais provável que encontre as suas plantas em boa forma quando regressar. Pode também colocar uma cobertura vegetal espessa para limitar a evaporação de água da terra. Esta truque aplica-se igualmente às suas plantas de exterior ou da sua horta.
Coloque as suas plantas num local estratégico
A desvantagem das plantas de interior é que não beneficiam do fornecimento natural de água que o exterior pode proporcionar, sob a forma de chuva, orvalho ou humidade. A sua única fonte de água é artificial. Mas as plantas envasadas têm a vantagem de serem fáceis de deslocar. Ao contrário das plantas cultivadas na terra, pelo que podem ser colocadas num local onde as condições sejam mais favoráveis à sua sobrevivência enquanto estiver fora, e voltar a ser colocadas no seu local de crescimento ideal assim que regressar.
Conselho 1
Antes de partir, coloque as suas plantas num local com temperatura temperada à sombra, longe da luz direta do sol, sobretudo se for no verão. No entanto, tenha cuidado para não as colocar na escuridão total, pois as plantas precisam de uma quantidade mínima de luz. Isto permitirá às plantas descansar e reduzir as suas necessidades.
Conselho 2
Uma humidade excessiva do ar raramente é motivo de preocupação. Pelo contrário, um ambiente húmido pode ajudar uma planta a durar mais algum tempo se ela tiver muita sede. É por isso que é uma boa ideia colocar as suas plantas juntas na mesma sala, pois isso criará um microclima ligeiramente mais húmido.
Conselho 3
Pode também colocar as plantas envasadas mais sensíveis sobre um pano grosso embebido em água e colocado na sua banheira ou base de duche. Desta forma, a água chegará às raízes por capilaridade quando a planta precisar dela. Em alternativa, coloque os seus vasos sobre um leito de bolas de argila embebidas em água.
Adote um sistema de rega automático para as suas plantas durante as suas férias
Como deixar água para as suas plantas durante a sua ausência? O que fazer se ninguém pode regar as plantas? Eis como manter as suas plantas e flores de verão hidratadas durante um fim de semana prolongado ou durante as férias (até 2 ou 3 semanas).
Reservatórios amovíveis
Estes reservatórios de água enchem-se e colocam-se no solo antes de partir. Há várias opções económicas. A desvantagem é que a água tende a esgotar-se muito rapidamente, nos primeiros dias ou na primeira semana. Assim, é uma solução viável para uma ausência curta e aguar as plantas no verão durante duas a duas semanas e meia (dependendo do tipo de planta), ou duas semanas e meia a três semanas no inverno.
- a plantação de oyas ou ollas de terracota permite aguar as plantas
- pode aguar as plantas com um pavio
- uma garrafa de plástico virada ao contrário com a tampa furada é um kit de rega caseiro ou de última hora aguar as plantas
- pode aguar as plantas com cones de cerâmica nos quais se enrosca uma garrafa de água
Vasos com reserva de água
O vaso com reserva de água tem um reservatório de fundo duplo que basta encher antes de sair. Desta forma, a planta pode absorver gradualmente a água por capilaridade. As vantagens e os inconvenientes deste sistema são mais ou menos os mesmos que para os reservatórios de água amovíveis.
Água gelificada, uma solução prática, rápida e económica para as plantas em vaso
Geralmente apresentado sob a forma de cubos ou de pérolas, o gel para regar as plantas é constituído por água e por um derivado de celulose que pode absorver até 500 vezes o seu volume em água. Os microrganismos presentes no substrato vão decompor gradualmente este derivado, libertando água para hidratar a planta. Pode comprar o gel para aguar as plantas num centro de jardinagem ou fazer o seu próprio gel a partir de ágar-ágar. No entanto, é preciso levar em conta que este tipo de vaso não é adequado para todas as plantas. É melhor reservá-lo para as plantas que gostam de água e de humidade. Não deve ser utilizado para os catos ou plantas que gostam que a terra seque completamente entre as regas.
Regar as plantas de exterior durante as férias
Se estiver fora pouco tempo, a sobrevivência das plantas de exterior é menos preocupante do que a das plantas de interior. Isto deve-se ao facto de as plantas de exterior serem frequentemente cultivadas no solo, pelo que as suas raízes são muito mais profundas, permitindo-lhes procurar a água enterrada no subsolo. Além disso, a maior parte das plantas de jardim contentam-se com a água da chuva.
No inverno, normalmente não há necessidade de programar a rega das plantas de exterior. Aguar as plantas, por outro lado, teria um efeito prejudicial, pois o excesso de água pode provocar o apodrecimento das raízes.
No verão, o ambiente é geralmente mais quente e aguar as plantas no verão torna-se indispensável. Neste caso, é necessário um sistema de rega automático para as suas plantas durante a sua ausência. Eis alguns conselhos para partir com toda a tranquilidade.
Instale um sistema de rega gota a gota
O sistema automático para aguar as plantas no verão mais conhecido é o sistema de gotejamento, que também é utilizado para regar as hortas. Trata-se de um método de rega lento e regular que fornece quantidades de água suficientes e económicas e é particularmente adequado se tiver uma grande superfície a regar. Basta ligar este dispositivo a uma torneira e regular o caudal dos gotejadores e o temporizador em função das necessidades da planta. Se tiver aspersores no seu relvado, pode alterar o raio para também aguar as plantas no verão.
Plantação de cones de rega
Para regar as plantas das hortas ou as floreiras, há um sistema constituído por cones de rega. São recipientes em forma de cone nos quais se enrosca uma garrafa de água virada ao contrário que se enche de água antes de partir. Depois, basta enfiar a parte mais estreita (a que tem o buraco) no solo. A água escorrerá gradualmente ao longo do tempo, funcionando da mesma forma que um gotejamento. A desvantagem deste sistema para aguar as plantas no verão é que é preciso multiplicar um cone para cada planta.
Oyas (ou ollas) enterradas
As oyas são vasos de terracota ligeiramente permeáveis que se enterram no solo e se enchem de água. A permeabilidade permite que a água migre gradualmente do interior para a terra. A vantagem deste sistema é que as plantas podem ser regadas diretamente através das raízes profundas, pelo que não tem de se preocupar em regar as plantas durante alguns dias.
Como regar as plantas durante uma ausência prolongada?
Não há uma solução milagrosa para regar as plantas durante um longo período, para além da ajuda de amigos e familiares. As soluções de rega automática das plantas acima indicadas permitir-lhe-ão aguar as plantas durante apenas 1 a 3 semanas.