Vasos para plantas adicionam uma aparência estética inegável em um projeto paisagístico, tanto em varanda como em terraço. No entanto, a estética obviamente não é o único objetivo de um vaso de flores para o exterior.
Os vasos de exterior também têm a função de proteger as plantas da seca e do frio o máximo possível. Eles também devem ter um tamanho adequado às dimensões das plantas que acolhem. E, finalmente, eles devem durar no tempo e serem fáceis de manter. A Interflora explora os critérios de seleção para saber como escolher um vaso de flores para o exterior.
Como escolher um vaso de flores para o exterior?
Um vaso de flores de exterior ou uma floreira tem a missão de permitir que suas plantas verdes floresçam. De fato, quando as plantas estão em terreno aberto, suas raízes podem crescer livremente. Além disso, o solo lida com a gestão da drenagem da água.
No inverno, as raízes são protegidas da geada. No verão, elas aproveitam o frescor da terra e sofrem menos com os períodos de grande calor. Proteger, manter fresco e oferecer espaço suficiente são os principais objetivos dos vasos para o exterior! E a primeira característica a considerar para atender aos seus objetivos é calcular corretamente o tamanho do seu vaso de flores.
Escolher o tamanho de um vaso de flores para o exterior
O tamanho do vaso, da floreira ou da caixa de cultivo define a quantidade de terra que você pode colocar à disposição da planta. Uma planta que cresce em um vaso de flores muito pequeno não terá nutrientes e espaço suficientes. Por outro lado, uma planta que cresce em um vaso muito grande terá dificuldade em crescer, pois as raízes não serão capazes de absorver toda a humidade do solo.
É por isso que recomendamos que você dê preferência a vasos de flores para o exterior:
- Com 20 a 30 cm de profundidade para as plantas de bolbos, as plantas anuais, os aromáticos e as pequenas plantas perenes;
- Investir em vasos com 50 cm de profundidade para as grandes plantas perenes, os pequenos arbustos e as trepadeiras;
- Dar preferência a vasos de pelo menos 60 cm de profundidade para os arbustos.
A largura dos vasos é geralmente proporcional à sua profundidade. Para os arbustos, certifique-se de ter um vaso estável o suficiente, com uma largura de pelo menos 50 cm para que ele resista aos ventos.
A cada 2 ou 3 anos, as plantas de exterior se reabastecem para renovar o solo e oferecer-lhes mais lugares para que continuem a crescer. Para repor uma planta ao ar livre, planeje um vaso de flores ou uma floreira com dimensões maiores de cerca de um terço.
Escolher o material de um vaso de flores para o exterior
Há uma grande variedade de materiais para vasos de flores e floreiras ao ar livre. Cerâmica, terracota, plástico, metal, madeira, vime, entre outros. Alguns materiais são mais fáceis de manter do que outros.
Vasos de flores para o exterior em terracota não pintada: mancham-se e retêm o calcário e os sais minerais. Basta lavá-los quando você for plantar ou transplantar uma planta. Note que um vaso de barro ao ar livre é garantia de charme!
Vasos de flores para o exterior de madeira: eles mancham e retêm a umidade. Idealmente, eles devem ser pintados ou oleados para evitar apodrecer.
Vasos de flores para o exterior de metal: eles acabam por enferrujar se não forem envernizados ou pintados. Dê preferência ao aço sempre que possível.
Vasos de flores para o exterior em vime: eles se desintegram com o tempo e a única maneira de retardar sua degradação é colocá-los em lugares abrigados da chuva.
Os vasos de cerâmica, plástico e terracota pintada não precisam de manutenção. Já os vasos e plantadores de plástico têm muitas vantagens:
- Os seus preços são acessíveis mesmo para grandes vasos de flores de exterior;
- Estão disponíveis em muitas cores;
- São leves e permitem limitar o peso dos vasos de flores nas varandas.
Por outro lado, como os plásticos nem sempre são da mesma qualidade, alguns vasos e floreiras podem envelhecer mal e acabar por quebrar. No entanto, esta continua a ser uma opção interessante que oferece variedade quando chega a hora de escolher um grande vaso de design para o exterior!
Depois de escolher as dimensões e os materiais de seus vasos de flores ao ar livre, você pode escolher o estilo: branco, vermelho, preto, design, com ou sem rodízios, entre outros critérios.
Quais são as plantas em vaso ideais para o exterior?
Muitas plantas de exterior são capazes de embelezar vasos e floreiras. Oferecemos-lhe uma seleção de plantas fáceis de cuidar que irá encantar todos os jardineiros, até os mais iniciantes!
Plantas perenes em vasos para o exterior
Gerânios: grandes clássicos de vasos de flores ao ar livre e floreiras, os gerânios permanecem floridos por longos meses. Em uma varanda, terraço ou peitoril da janela, eles têm a vantagem de repelir mosquitos!
Coração de Maria: esta flor perene floresce 5 meses por ano. Suas delicadas flores em forma de coração podem ser coloridas: vermelho, branco, rosa ou multicoloridas.
Azálea: possui flores vistosas e perenes, bastante resistentes ao frio além de serem plantas fáceis de cuidar. Existe nas cores branca, encarnado, cor-de-rosa, multicolor e amarela.
Plantas ao ar livre em vasos resistentes à geada
Amor-perfeito: são ideais para florescer em floreiras por uma boa parte do ano. Apesar de sua aparente delicadeza, o amor-perfeito é uma flor resistente que trará um toque delicado nas cores amarelo, laranja, vermelho, entre outras.
Yucca: aqui está uma planta para colocar em um grande vaso ao ar livre e, assim, estruturar seu jardim ou terraço. A Yucca é uma planta original, com muitas variedades resistentes à geada, como a Yucca rostrata e a Yucca filamentosa.
Agora tudo o que você precisa fazer é escolher seus vasos de flores para o exterior em sua florista ou em uma loja de jardinagem!