As plantas implicam preocupação com a quantidade de água, uma boa localização, alimento extra ou fertilizante… por vezes, as nossas plantas e flores não duram em casa por falta de cuidado, por falta de conhecimentos ou porque essas plantas são delicadas e requerem muita atenção. Contudo, existem plantas com elevada resistência, ideais para as pessoas que gostam de estar rodeadas de elementos naturais e ter um pequeno jardim de interior, mas têm pouca disponibilidade para lhes dedicar um pouco do seu tempo.
Na Interflora, damos-lhe a conhecer uma seleção de plantas com elevada resistência para que escolha a planta ideal para a sua casa ou para oferecer. A partir de agora, poderá desfrutar da sua casa com uma decoração com folhagem verde e flores, integrando plantas de poucos cuidados.
Cuidados básicos para plantas resistentes
Antes de falarmos sobre a nossa lista de plantas resistentes, perfeitas para pessoas com pouco tempo, referimos os 3 cuidados básicos de que necessitam. Verá o quão simples será desfrutar de uma casa com plantas fáceis de cuidar.
- Luz: a maioria das plantas de interior são plantas que, em condições naturais, vivem em ambientes húmidos e sombrios e sem a incidência de sol. Por isso, afaste-as de correntes de ar e da luz direta do sol.
- Água: em caso de dúvida, é sempre melhor regar pouco do que regar em demasia. A maioria das plantas aguentam a secura durante alguns dias porque utilizam a humidade do ambiente. Por outro lado, são poucas as plantas que sobrevivem ao excesso de água.
- Fertilizante:como qualquer ser vivo, a sua planta agradecerá uma contribuição extra na sua alimentação. Adicione algumas gotas de fertilizante líquido à água de rega. Mas lembre-se: coloque pequenas quantidades de fertilizante na água.
Antúrio, uma planta resistente e com uma flor ilusória
O antúrio é uma das plantas mais oferecidas. Esta planta tem como importante vantagem a sua facilidade de cuidado. É uma planta de interior com elevada resistência com folhas verdes grandes e ovais. Se gosta de plantas de interior com flor… o antúrio não tem flores. Tem espatas, folhas modificadas, e na base destas folhas coloridas desenvolve-se a inflorescência, criando a ilusão de uma flor. Para desfrutar do antúrio em perfeitas condições, mantenha-o afastado da luz do sol direta, mantenha a terra húmida, e pulverize de vez em quando as folhas para mantê-las frescas.
Clorofitos, uma planta de poucos cuidados e para toda a vida
Certamente que já terá visto os clorofitos (ou chlorophytum comosum) em muitas casas. É uma planta com um toque vintage, com elevada resistência, e que aguenta quase qualquer ambiente, desde os mais luminosos aos mais sombrios.
Bromélia, uma planta resistente e original
As bromélias vivem perfeitamente tanto no interior como no exterior. Requerem ambientes luminosos embora evitando a luz do sol direta. Relativamente à quantidade de água necessária, verá que quase não necessita de ser regada. Apenas terá de pulverizar as folhas duas ou três vezes por semana e de vez em quando adicionar um pouco de fertilizante na água de rega.
A planta mais comum da família das bromélias é a Guzmania. Tem folhas estreitas, pontiagudas e curvas, de um verde muito intenso e brilhante, serreadas, espinhosas e dispostas em camadas circulares, como uma roseta. As flores da bromélia são simétricas, com sépalas que contrastam com as pétalas, numerosas e muito coloridas. A bromélia é uma planta resistente que requer poucos cuidados, e que dará um toque original a qualquer recanto da sua casa.
Chamaedorea, uma planta de interior resistente
A palmeira de salão ou Chamaedorea elegans é uma pequena palmeira, muito fácil de cuidar. É uma das plantas de interior com mais elevada resistência. Em casa, é uma palmeira que aguenta quase qualquer tipo de exposição à luz e requer um regadio moderado. Na Interflora, pode encontrar a Chamaedorea integrada nos nossos cestos de plantas.
Outras plantas resistentes e conselhos para o seu cuidado
A lista de plantas resistentes fica completa com figueiras, suculentas, sansevierias, plantas jibóia, costelas de Adão, cactos, aloé vera e figueira-benjamim. Tome nota destes pequenos conselhos para aplicar em qualquer uma destas plantas de poucos cuidados.
- Planta jiboia:é uma planta que suporta ambientes secos.
- Figueira-benjamim: ideal para ambientes com muita luz e para regar uma vez por semana.
- Sansevieria: é uma das plantas com mais resistência que há, é capaz de adaptar-se a qualquer espaço ou ambiente e quanto à sansevieria… quanto menos se ocupar dela, mais ela crescerá.
- Costela de Adão: é uma planta perfeita para pessoas com pouco tempo pois suporta muito bem ambientes muito secos, sendo apenas necessário pulverizá-la com água de vez em quando.
Agora que já conhece algumas plantas fáceis de cuidar pode construir um pequeno jardim num recanto da sua casa!