As suas enormes e chamativas folhas verdes falam por ela. A calathea transformará qualquer compartimento interior onde a colocar, pois é uma das plantas mais exuberantes que existem. Elas chamam a atenção de qualquer pessoa! Na Interflora contamos-lhe os cuidados básicos para desfrutar dela durante muito tempo. Oferecemos-lhe também alguns truques e dicas de perito para que esta possa destacar em todo o seu esplendor. A calathea é uma planta decorativa com muitas variedades. E o melhor de tudo é que, em todas estas variedades, os desenhos das suas folhas são extraordinários. Se quer saber os mimos de que necessita e descobrir os conselhos para cuidar da calathea continue a ler.
Cuidados da calathea: truques básicos e infalíveis
A calathea é uma planta resistente que requer poucos cuidados específicos. Mas se engana quem pensa que ela não precisa de alguns truques e conselhos para ficar ainda mais bonita. Verá como vai desfrutar da sua beleza em toda a sua plenitude ao seguir estes conselhos!
Luz
Assegure-se de que não recebe iluminação direta, caso contrário o sol queimaria as suas folhas. Escolha luz indireta, toda a que a sua localização permita.
Temperatura
A sua origem tropical é um indicador das suas necessidades. Adora ambientes cálidos. O melhor é manter o seu espaço entre os 18 e os 25 graus.
Humidade
A humidade é essencial para a calathea: lembre-se de que ela é uma planta tropical! Se o ambiente da sua casa for seco, convém pulverizar as suas folhas com água filtrada de modo a tentar imitar o seu habitat natural. Uma dica de mestre: coloque búzios e conchas sobre a terra pois, assim, a cada vez que regar a planta, a água se acumulará nas conchas e fará um humidificador natural.
Extra de humidade
Consiga um extra com um prato com pedras ou gravilha e um pouco de água debaixo do vaso. Este truque aumentará a humidade ao redor da planta, mas sem o contacto direto com a água.
Rega
Se a sua calathea está a crescer, deve regá-la de forma abundante, mas sem a inundar. No verão é necessário regá-la mais para manter o substrato húmido. E no inverno? O mais aconselhável é observá-la constantemente. É possível que, em função das temperaturas, seja preciso suspender a rega durante um tempo para ver como reage. Vale dizer que as raízes da calathea têm tendência a apodrecerem caso recebam muita água. Por isso, coloque seu dedo a uma profundidade de 2cm para verificar a humidade da planta antes de regar.
Terra seca
Se a terra do vaso estiver seca, está na hora de a reidratar. Não se assuste se a superfície estiver totalmente árida. A planta ainda pode ter humidade dentro.
Limpeza
Assegure-se de que as suas folhas se mantêm livres de pó e brilhantes. Para tal, deve limpá-las com um pano húmido com alguma frequência. Para além de limpas, as suas folhas estarão mais saudáveis e frescas.
Substrato ideal
Aconselhamos incluir um terço do substrato como base. Desta forma, conseguirá que a humidade das raízes se mantenha durante mais tempo. A calathea estará como no trópico. Bela, frondosa e resplandecente!
Tipos de calathea
- Calathea crocata: possui floração com delicadas flores cor-de-laranja e folhas verde-escuras;
- Calathea lancifolia: tem folhas em formato de espada com duas tonalidades de verde claro e escuro;
- Calathea ornata: dona de folhas ovais de coloração verde-escura com traços brancos;
- Calathea makoyana: possui folhas ovaladas com belos desenhos em verde claro e escuro;
- Calathea zebrina: tem folhas oblongas, com finas linhas de verde claro sob fundo verde escuro.
5 perguntas rápidas sobre a calathea
Um dos aspetos que torna a calathea única é o desenho das suas folhas. É, inclusive, este o traço que distingue umas variedades das outras. Além da sua estética, também podemos observar diferenças na forma das suas folhas, arredondadas e lanceoladas são as mais comuns. Qual é a sua favorita?
Continuemos a descobrir esta planta de interior com cinco perguntas simples e de resposta rápida. Tome nota:
- Para quem? Para pessoas com pouca experiência no cuidado de plantas. Se é principiante, pode ser uma opção fabulosa para começar.
- Qual é a sua origem? Provém da zona tropical da América, sobretudo do Brasil.
- Quantas variedades existem? Mais de 250 espécies distintas.
- Em que estilo de casa? Tanto em acabamentos sofisticados como em outros mais informais.
- Tem flores? Normalmente não. Pergunte pela crocata, uma variedade da calathea com flores.
Oferecer uma planta com tantos benefícios: sucesso garantido
Na Interflora gostamos de lhe fornecer informação sobre as vantagens que ter certas plantas em casa acarreta. A calathea, além de nos alegrar a vista com as suas maravilhosas folhas, é perfeita para lares com animais de estimação. E não só. Esta planta, além de ser amiga dos animais, é também idónea para aliviar o stress. O que mais podemos pedir?
A calathea possui um poder humidificador natural. É ideal para ambientes muito secos, especialmente quando o frio nos obriga a usar mais o aquecimento. Por isso, oferecer uma calathea é sempre uma escolha certa: pelas suas folhas espetaculares, pela simplicidade dos cuidados que requer e por todos os benefícios que traz a uma casa. Pergunte por ela nas nossas lojas de flores Interflora e faça alguém especial feliz. Basta enviar uma calathea a domicílio por surpresa para mudar o dia da sua pessoa favorita. Não lhe parece uma boa ideia?