As necessidades de cuidado com as plantas mudam de acordo com a estação em que nos encontramos. O inverno é a estação mais árdua, tanto para as plantas de interior como para as de exterior, dadas as alterações meteorológicas. O cuidado das plantas no inverno pressupõe uma série de precauções que deve ser tida em conta para que perdurem e sobrevivam ao frio. Veja a seguir quais plantas de inverno escolher e como cuidá-las para mantê-las fortes e saudáveis.
Como cuidar das plantas no inverno?
Com a chegada do inverno é necessário adotar novos hábitos com os cuidados das plantas para que sobrevivam às baixas temperaturas, à secura ambiental ou à falta de luz natural. Tendo sempre em mente que cada planta tem as suas peculiaridades, oferecemos-lhe uma lista básica de conselhos para o cuidado das plantas de inverno:
Regular a temperatura
A baixa da temperatura pode ser o maior inimigo para algumas plantas. Muitos tendem a colocá-las perto dos sistemas de aquecimento, no entanto, é necessário ter atenção, pois o excesso de calor pode ser prejudicial. A temperatura média ideal para proteger as plantas de interior no inverno é de 21ºC. Se pretende proteger as plantas de exterior da geada, deve cobri-las com um plástico, ou mesmo construir uma pequena estufa.
Maximizar a luz natural
Com a escassez de luz natural durante o inverno, é necessário alterar a localização das plantas de interior para perto das janelas, se possível orientadas para sul ou oeste. As plantas tendem a dirigir-se em direção à luz, pelo que é recomendável rodar as plantas a cada dois ou três dias para que cresçam de maneira uniforme.
Controlar os hábitos de rega
Geralmente as plantas de interior necessitam de menos água durante o inverno, pois a velocidade de crescimento de algumas delas diminui. Para regular corretamente a quantidade de água que cada tipo de planta necessita, é fundamental considerar que a terra esteja húmida, mas não demasiado; um excesso de água pode provocar a putrefação das raízes. Para as plantas de exterior aconselha-se regar em horas de luz, reduzir a quantidade de água, evitar a rega em caso de geada e não molhar as plantas diretamente.
Cuidar do nível de humidade
A falta de humidade é outro dos fatores mais prejudiciais que pode causar dano às plantas. Os invernos secos de algumas localidades, juntamente com a secura ambiental provocada pelo aquecimento nas casas, fazem com que seja necessário controlar o nível de humidade. Para tal, pode colocar um humidificador, recipientes com água ou um pano húmido nos radiadores.
Quais plantas de inverno escolher?
Ao contrário daquilo que se possa imaginar, existem plantas que florescem no inverno e portanto é possível dar um toque de cor e alegria em sua casa ou jardim durante esta época do ano.
Primeiro, é preciso pensar onde as suas flores de inverno serão expostas, ou seja, na localização. Estamos a tratar de uma planta para jardim de inverno aberto? Ou de uma planta de inverno que ficará no interior da casa?
Logo, a planta ideal depende do local, pois as espécies têm necessidades diferentes em termos de poda, rega, cultivo, necessidade de sol, sombra, entre outros detalhes.
Opções de plantas para interior e exterior:
- Amores-perfeitos: Destacam-se pela sua ampla gama de cores, e por oferecerem flores de pétalas aveludadas vistosas e chamativas.
- Crisântemos: Uma planta perene de origem asiática. A sua floração começa em novembro, quando os dias encurtam com a aproximação do inverno. O crisântemo é cheia de simbolismo em diversos países orientais.
- Cíclame: o cultivo pode ser feito em exterior ou interior. É uma planta de inverno original das regiões mediterrânicas capaz de florescer nos meses mais frios do ano.
- Camélia: graça a sua flor delicada, a camélia tem muitos fãs. Sua floração acontece no outono e no inverno, além de conseguir aguentar geadas e climas com neve. Gosta de humidade e de ser cultivada em ambiente externo, como em um jardim de inverno aberto.
- Jasmin: seu aroma inconfundível conquista a todos. O cultivo e plantação do jasmim pode ser feito em todos os tipos de solo. Geralmente é usado em cobertura de treliças, paredes, desde que possa contar com um aramado para se sustentar.
- Azálea: muito usada em jardins, a flor é mais conhecida em sua cor rosa, embora também exista na cor branca, vermelha, amarela e multicor. Gosta de ambientes frescos e de humidade. Existem em dois tipos: caducas ou perenes, e podem perder a folhagem durante o inverno de acordo com o tipo.
Contamos com uma extensa gama de flores e plantas de inverno, prontas para deixar sua casa colorida durante a estação mais fria. É possível contar com a natureza durante todo o ano, basta saber escolher a espécie ideal planta de acordo com a temperatura, humidade e luminosidade do período. Esperamos que encontre suas plantas de inverno preferidas!