A orquídea é uma planta magnífica que não requer cuidados complexos. Mas pode revelar-se um pouco exigente… Por isso, embora possa viver sem adubo, um pequeno estímulo é muitas vezes benéfico. Um bom fertilizante para orquídeas, aplicado na altura certa, é precioso para cuidar das suas belas orquídeas. Se está a pensar «Que adubo devo escolher para a minha orquídea?» ou «Preciso de adubo para fazer a minha orquídea florescer?», aqui estão todas as respostas às suas perguntas sobre adubo para orquídeas.
- Por que motivo deve adubar a sua orquídea?
- Os diferentes tipos de adubo para orquídeas
- Quando adubar a sua orquídea?
- Como adubar a sua orquídea?
- Como fazer um adubo para orquídeas caseiro?
Por que motivo deve adubar a sua orquídea?
As orquídeas são plantas que requerem cuidados simples. Embora o fertilizante para orquídeas não seja obrigatório, revela-se muitas vezes benéfico para o crescimento e floração de orquídeas como, por exemplo, as orquídeas Phalaenopsis. O adubo pode fortalecer os caules e estimular a floração das plantas. No entanto, o objetivo do adubo para orquídeas não é forçar a floração da orquídea. O adubo é benéfico, mas em excesso pode desequilibrar a composição do substrato da orquídea e pôr as plantas em risco.
Os diferentes tipos de adubo para orquídeas
Embora haja muitos tipos diferentes de fertilizante para orquídeas no mercado, também pode fazer o seu próprio adubo para orquídeas caseiro. E que tipo de adubo utilizar para a sua orquídea? A resposta depende da água que utiliza para regar a sua orquídea.
Se rega a sua orquídea com água da torneira
Esta água, é a mais utilizada para regar e carateriza-se por ser calcária. Por isso, deve usar um adubo para orquídeas que neutralize o calcário da água para equilibrar o pH do substrato da orquídea. Então, escolha um adubo com elementos ácidos para a sua planta.
Se rega a sua orquídea com água da chuva ou com água filtrada
Não é necessário equilibrar o calcário da água da chuva ou da água filtrada. Assim, deve escolher um adubo para orquídeas sem elementos ácidos, mais difíceis de encontrar no mercado.
Quando adubar a sua orquídea?
Descubra os três momentos-chave para adubar adequadamente as suas orquídeas.
Plantação
Escolha um substrato adequado, como uma terra especial para orquídeas. As bolas de argila no fundo do vaso da planta asseguram a drenagem e evitam que o sistema radicular apodreça em água estagnada.
Crescimento
Quando em pleno crescimento, esta planta necessita de uma elevada quantidade de azoto, o que significa que pode receber um adubo com elevado teor de azoto, como o adubo para relvados.
Floração
Durante a floração, esta planta precisa de menos de azoto do que de potássio. Um adubo rico em potássio ajudará a planta a florescer corretamente.
Como adubar a sua orquídea?
Para adubar as suas orquídeas, basta diluir a quantidade indicada pelo fabricante num regador e irrigar o solo com esta mistura.
Como fazer um adubo para orquídeas caseiro?
Gostaria de fazer o seu próprio fertilizante para orquídeas caseiro? É possível e muito fácil. A ideia principal é, evidentemente, selecionar os resíduos alimentares que fornecerão às plantas o azoto, o cálcio e o potássio de que ela tanto gosta. Pode fazer um fertilizante para orquídeas caseiro a partir de:
- casca de ovo triturada
- arroz integral ou branco
- sal de Epsom
- cascas de banana
- batatas
- saquetas de chá ou cápsulas de café…
Naturalmente, fazer o seu próprio adubo para orquídeas caseiro é também uma atitude ecológica que contribui para proteger o planeta!