As rosas distinguem-se pela sua extraordinária diversidade e oferecem uma variedade excecional em termos de tamanho, porte, cor, fragrância e muitas outras caraterísticas. Se está a pensar em qual rosa oferecer ou qual plantar no seu jardim, está no bom caminho! Descubra as diferentes variedades de rosas – as flores que têm o dom de deixar uma marca indelével.
As rosas na linguagem das flores
Na linguagem das flores, as rosas representam o amor, a paixão e igualmente a coragem. Significam sentimentos e expressam mensagens em função da forma dos botões e das cores das pétalas e mesmo do número de rosas que compõem um buquê.
As rosas compõem bonitos ramos e outras composições florais que despertam emoções e celebram momentos inesquecíveis. Descubra como conservar as rosas cortadas para prolongar a maravilhosa experiência que as rosas oferecem.
As diferentes variedades de rosas reconhecidas pelo seu irresistível encanto floral
Há tantas variedades de rosas que não poderíamos mostrá-las todas. Por isso, escolhemos seis rosas excecionais, muito apreciadas pelo encanto e significado da sua flor. As suas cores, formas e fragrâncias fazem delas algumas das rosas mais procuradas para ornamentar os jardins ou para a composição de um buquê de rosas excecional!
Queen Elizabeth – Rainha Isabel
A rosa Queen Elizabeth – Rainha Isabel foi criada por Lammerts em 1953 para a coroação da Rainha Isabel. É uma rosa particularmente elegante, e evoca igualmente o esplendor de uma rainha com as suas flores reais. Floresce até 10 cm e tem caules eretos, sendo, por isso, flores ideais para a composição de um buquê de rosas.
Gold Medal
Esta rosa em tons de amarelo, criada por Jack Christensen em 1982, tem cerca de 30 pétalas e um perfume doce. A rosa Gold Medal desenvolve-se num clima quente, com um solo fértil e bem drenado. Além disso, distingue-se pelo seu vigor e resistência às doenças.
Black Beauty – Beleza Negra
Em tons de vermelho-escuro, esta rosa é uma flor ligeiramente perfumada. A rosa Black Beauty tem 40 a 50 pétalas aveludadas de bordos claros. Prefere um clima ameno embora com muito sol. Além disso, esta flor desenvolve-se bem num solo fértil, húmido e bem drenado.
Sugar Moon
Sugar Moon é uma rosa branca – a flor ideal para os pedidos de casamento, pois a sua cor simboliza a sinceridade. As suas deslumbrantes flores brancas contrastam com a sua folhagem em verde-escuro. No jardim, necessita de luz solar direta. Além disso, requer um solo fértil e húmido.
David Austin
Com flores cor de pêssego e um perfume delicado, a rosa David Austen é, por isso, uma flor cativante. Igualmente conhecida por rosa de Ambridge, é uma das mais belas rosas do mundo. De tamanho médio e arbustiva, esta flor desenvolve-se bem em climas quentes e soalheiros.
Red Eden
A rosa Red Eden é igualmente considerada uma das mais belas rosas do mundo. Tem uma floração perpétua e flores gigantes com cerca de 100 pétalas. Num rosado avermelhado, estas rosas têm um caule verde médio e um leve perfume.
Os vários tipos de roseiras: das roseiras antigas às roseiras modernas
A roseira ocupa um lugar de eleição nos jardins como planta ornamental, em todo o mundo. Em Portugal, há mesmo jardins inteiramente dedicados às rosas e ao seu perfume encantador – os roseirais.
Na Ilha da Madeira, em Santana, o Roseiral da Quinta do Arco de São Jorge, é o quarto maior roseiral da Europa. Numa explosão de cores, tem uma coleção de rosas raras e antigas que atrai mais de 12 mil turistas por ano. Os caminhos são ladeados por mais de 1 500 espécies de rosas, com variedades de rosas antigas, trepadeiras e não trepadeiras.
Ballerina
A roseira Ballerina é uma roseira deliciosamente graciosa que alegra os jardins com as suas pequenas flores cor-de-rosa claro. O seu porte arredondado e a sua floração contínua são duas das suas virtudes. Esta rosa significa uma mensagem poética para exprimir sentimentos delicados, pois na linguagem das flores, a roseira Ballerina representa a leveza e a graça.
Rosa Carris
Com as suas flores escarlates ou rosa-cereja, ligeiramente perfumadas, a Rosa Carris é uma variedade de roseira de chá híbrida deslumbrante. A sua folhagem em verde-escuro e brilhante é resistente às doenças. Tem um porte ereto e compacto e, por isso, torna-se uma presença marcante no jardim. Esta rosa cria uma atmosfera vibrante e é, por isso, que na linguagem das flores, significa paixão e brilho – um verdadeiro símbolo do amor.
Hannah
A roseira Hannah produz uma majestosa rosa em vermelho-escarlate com uma forma perfeita. A sua folhagem verde e brilhante realça as suas flores durante toda a estação. São um toque de romance no jardim porque na linguagem das flores, a rosa Hannah representa a paixão ardente. Estas maravilhosas rosas vermelhas compõem um buquê de amor e paixão único.
Iceberg
A roseira trepadeira Iceberg oferece uma abundância de flores brancas tingidas de amarelo ou cor-de-rosa. O seu longo período de floração e a sua boa resistência à chuva são duas das suas virtudes. Esta roseira trepadeira é perfeita para exprimir sentimentos sinceros pois significa a pureza e a inocência.
Lara du Rosier
Lara du Rosier é uma roseira de chá híbrida de grande porte que produz flores grandes e vistosas. Além disso, tem a vantagem de poder ser plantada no jardim em qualquer altura do ano. A roseira Lara du Rosier é uma verdadeira maravilha no jardim e, por isso, representa a graça e a beleza na linguagem das flores.
Lilliputs Mandarin
Lilliputs Mandarin é uma roseira anã, uma planta ideal para um pátio ou para um terraço. As suas flores alaranjadas apresentam-se em diversas tonalidades de rosa. Estas roseiras dão um toque de vivacidade a qualquer ambiente exterior e, por isso, representam a energia e o entusiasmo.
Queen of Denmark – Rainha da Dinamarca
Queen of Denmark – Rainha da Dinamarca é uma roseira arbustiva antiga com flores cor-de-rosa vivo e um perfume forte. Com um arbusto vigoroso e folhas em verde-acinzentado é, por isso, um símbolo régio e gracioso. Na linguagem das flores, representa igualmente a realeza e a graça.
Samaritana
Samaritana é uma roseira de chá híbrida moderna chama a atenção pelas suas flores invulgares em tons rosados, alaranjados e amarelos. Estas rosas excecionalmente perfumadas significam generosidade e a benevolência e são, por isso, uma escolha popular nos jardins portugueses.
Bourbon Reine Victoria – Bourbon Rainha Vitória
Bourbon Reine Victoria – Bourbon Rainha Vitória é uma variedade antiga de roseira que tem flores rosadas e vermelhas magnificamente formadas e perfumadas. Esta rosa que significa o amor e o respeito, é igualmente uma excelente escolha para os canteiros de flores.