Um casamento sem flores é como uma festa sem alegria. A delicadeza das flores e plantas naturais merecem estar presentes na decoração, e também, é claro, no bouquet da noiva! Afinal, as flores de noiva são tão importantes quanto o vestido escolhido. Mas como escolher as melhores flores para compor o simbólico bouquet no dia do casamento?
Fizemos uma seleção com as flores mais usadas em casamentos, que podem adicionar ainda mais significado para o ramo da noiva. Conheça as incontornáveis da cerimónia:
Rosas, escolha intemporal de rico simbolismo
As rosas são as verdadeiras rainhas das flores. O seu simbolismo antigo ligado ao romantismo e ao amor eterno conseguem colocá-la na lista de flores de noiva primordiais. Além do aroma suave que evoca a feminilidade, a rosa significa amor profundo, inocência e sinceridade.
Vale dizer que cada cor de rosa possui um significado diferente, ou seja, as rosas amarelas são sinónimos de alegria e vivacidade, enquanto que as rosas brancas simbolizam a serenidade e a paz. Para evocar o amor durante um casamento, as rosas cor-de-rosa, vermelhas e na cor creme são sempre excelentes opções para um bouquet de noiva.
As rosas são uma escolha intemporal por estarem presentes na história da humanidade mesmo durante as épocas mais remotas. Fato disso são as rosas petrificadas encontradas em tumbas egípcias, o que prova que a rosa encanta há muito mais tempo do que imaginamos.
Peónias, as flores preferidas das noivas
Logo após as rosas, as peónias estão no ranking das flores mais usadas em bouquets de noiva e na decoração floral de casamentos. Isso porque exibem uma quantidade generosa de pétalas, com grandes flores, sendo vistosas e charmosas. Quando adicionadas a um bouquet, se tornam as estrelas do arranjo, sem contar a sua cartela de cores variada, que combina com outras variedades de flores e folhagens. Um ramo de noiva com peónias, especialmente na cor rosa, simboliza o romantismo e a feminilidade. Já as peónias brancas significam a paz e o equilíbrio.
Ranúnculo, uma opção versátil e delicada
Outra excelente alternativa às rosas e peónias são os ranúnculos. Estas flores parecem-se muito com as rosas, e possuem igualmente centenas de variedades. As suas várias camadas de pétalas podem compor um bouquet de noiva ou também participar da decoração floral de um casamento, num arranjo de mesa ou mesmo ornando o penteado da noiva. Além disso, a sua generosa cartela de cores consegue harmonizar todas as festas.
Orquídeas, sublimes tanto em bouquet como na decoração
As orquídeas estão na lista das flores mais elegantes para casamentos. Elas ficam belíssimas ao enfeitar o penteado das noivas com arranjos florais, mas também podem compor um bouquet de flores frescas em forma de cascata, por exemplo. O significado das orquídeas é outro fator que motiva a escolha destas flores de noiva.
As orquídeas cor-de-rosa são as mensageiras do romantismo e da doçura. Já as brancas representam a pureza, a inocência, o amor puro e a espiritualidade, ou seja, são perfeitas para integrar diferentes estilos de ramos de noiva.
Cravos, simbólicos e cheios de personalidade
Os cravos são conhecidos por serem as flores dos deuses, muito usados pelos povos gregos e romanos na antiguidade. Para os gregos, representava Zeus e, para os romanos, era vinculado a Júpiter. Em Portugal, estas flores estão intimamente ligadas à história do país devido à Revolução dos Cravos de 1974.
Quando incorporados nas decorações de um casamento, os cravos trazem o significado da boa sorte, além de atraírem bênçãos e vitórias para os noivos. No bouquet de flores da noiva, podem ser combinados com folhagens, além de declinados em diversas cores, como o vermelho, o branco e o cor-de-rosa.
Alfazema, a delicadeza do tom roxo na decoração
A alfazema é uma flor delicada de cor roxa, quase sempre confundida com a lavanda. Ela pode ornar bouquets de noiva ou participar da decoração de um casamento de estilo campestre, boho ou vintage, por exemplo. Poderá colocar ramos de alfazema para enfeitar os centros de mesa dos convidados, trazendo um toque de delicadeza para a ocasião. Além de tudo, é perfumada e possui o simbolismo da serenidade, da proteção e tranquilidade.
Protea, um toque exótico no bouquet de flores da noiva
A protea é a flor perfeita para noivas cheias de estilo que buscam inovar. Por ser uma planta exótica, grande e volumosa, a protea torna-se um verdadeiro elemento ornamental na cerimónia de casamento. Pode enfeitar com perfeição o bouquet floral da noiva e os centros de mesa, por exemplo. O seu formato original consegue chamar a atenção, além do significado curioso que possui. Aliás, o nome da flor é derivado de Proteus, deus grego que possuía o poder da metamorfose. Nada mais justo, já que o casamento simboliza uma mudança intensa na vida do casal.