Do grego “paeonia”, literalmente “planta para curar”, a peónia costumava ser usada devido às suas supostas virtudes curativas. Com a sua folhagem larga e grandes flores perfumadas, a peónia tem mais de um trunfo. Faz parte das perenes que embelezam tanto um vaso como um jardim, se souber aplicar os cuidados das peónias corretamente.
A sua floração generosa na primavera transmite alegria. A peónia é fácil de cuidar a partir do momento em que se sabe a diferença entre a peónia herbácea e a peónia arbustiva, uma vez que cada espécie possui as suas características. Exposição ao sol, plantio, fertilização, descubra todos os cuidados das peónias e as dicas de cultivo!
Quais são as características da peónia?
A peónia, ou “paeonia”, é uma planta perene florida pertencente à família dos “paéoniaceae”. Descubra algumas das principais características das peónias:
Formato e tamanho das flores da peónia
As peónias possuem uma paleta de cores que vão do branco ao amarelo, passando pelo rosa e vermelho.
As flores, simples ou duplas, são compostas por muitas pétalas delicadas formando uma flor generosa e abaulada. Já as pétalas assumem diferentes formas, dependendo das variedades de peónias. Algumas têm as folhas lisas, enquanto outras são lindamente recortadas.
Quanto ao tamanho, as peónias podem medir entre 5 a 20 centímetros. Estas flores conseguem embelezar tanto buquês clássicos como contemporâneos!
Espécies de peónias
As peónias agrupam cerca de quarenta espécies, entre as quais se distinguem as peónias herbáceas das peónias arbustivas.
A peónia herbácea tem uma folhagem que cai no outono. Além disso, a altura da peónia herbácea é de 50 cm a 1 metro. Quando nos perguntamos sobre a espécie mais comum de peónia herbácea, esta é, sem dúvida, a peónia da China. Outros tipos de peónias são:
- Paeonia lutea Alice Harding (rosa, com flores duplas)
- Paeonia lactiflora Red Charm (vermelha, com flores duplas)
- Paeonia lactiflora Felix Crousse (rosa, dona de flores duplas)
- Paeonia lactiflora Marie Lemoine (branca, com flores duplas)
- Paeonia lactiflora Duquesa de Nemours (branca, com flores duplas)
A peónia arbustiva, por sua vez, tem um tronco lenhoso perene que pode atingir 2 metros de altura. E, como são dotadas de ramos lenhosos, as peónias arbustivas crescem mais lentamente do que as peónias herbáceas.
Peónias de exterior
As suas flores são de uma beleza extrema e o seu tamanho é, em geral, menor do que as flores da peónia herbácea. As peónias de exterior mais apreciadas são:
- Paeonia suffruticosa Luo Yang Hong
- Lydia Foote
- Duquesa de Morny
- Zenobia
- Hakushin
- Beleza de Tóquio
- Hana Kisoi
- Lembrança de Maxime Cornu
Atenção: as flores e sementes de peónias são venenosas, mas as raízes, folhas e caules não o são.
Qual é a história da peónia?
Por volta de 400 a.C., o famoso médico grego Hipócrates usou a planta no tratamento da epilepsia para promover a menstruação e a expulsão da placenta após o parto.
Sabe-se, também, que há cerca de 2.000 anos a China começou a cultivar a peónia como uma planta medicinal para tratar várias doenças, como preguiça hepática ou fraqueza no sangue.
Foi necessário esperar 500 anos com a chegada da dinastia Song (960 – 1279) para que a peónia fosse apreciada pelas suas qualidades estéticas e pelo seu incrível perfume. A peónia adorna os palácios imperiais e inspira os artistas que a declinam em pintura, porcelana, cerâmica…
Uma admiração que não deixará de crescer ao ponto de a peónia ser considerada pelos chineses como a rainha das flores. Esta flor é adorada pela sua exuberante beleza.
Como plantar uma peónia?
Plantar uma peónia herbácea é diferente de plantar uma peónia arbustiva. Dessa forma, para saber como plantar uma peónia, tudo depende da variedade escolhida.
Peónia herbácea, como plantar?
Afinal, qual é a época da peónia? As peónias herbáceas possuem um período de floração bastante curto. O nosso conselho para plantar peónias é alternar diferentes variedades de peónias. Isto porque algumas variedades de peónias florescem durante a primavera, enquanto outras são mais tardias.
- Escolha bem o período para plantar: no início do outono ou no início da primavera.
- Faça buracos de pelo menos 50 cm de profundidade em todas as direções, com espaços de 1 metro entre eles. Coloque areia ou cascalho no fundo dos buracos antes de plantar as tuas peónias.
- Cubra as plantas com uma mistura de solo de jardim e composto (50/50). Depois, regue generosamente cada pé com cerca de 10 L de água.
Peónia arbustiva, como plantar?
A peónia arbustiva irá oferecer-lhe belos arbustos e enfeitar o seu jardim durante todo o ano. No entanto, irá crescer mais devagar do que a peónia herbácea.
Por ser uma planta bastante rústica, a peónia pode ser plantada entre setembro e maio. No entanto, aconselhamos a plantá-la o mais cedo possível, no início do outono, para que as suas raízes tenham tempo de crescer, aprofundando-as.
- Escolha um solo bem drenado e ensolarado ou ligeiramente sombreado para peónias. É preciso ter paciência: geralmente leva dois anos para as suas lindas flores aparecerem.
- Siga os mesmos passos que indicámos para a peónia herbácea, terminando com uma rega generosa. E se plantar vários pés de peónias arbustivas, mantenha 1,5 m de espaçamento entre cada peónia.
A fertilização das peónias
A fertilização é um dos cuidados das peónias mais importantes para o crescimento da planta. Por isso, lembre-se de adicionar fertilizante ao pé das peónias em cada outono. Desta forma recebem nutrientes para enriquecer a terra. As peónias são gulosas e precisam de fertilizantes todos os anos para garantir uma bela floração quando chegar a época da peónia florescer.
Dica para a fertilização da peónia: aplique um fertilizante para plantas floridas, mas não use fertilizantes muito ricos em nitrogénio.
Como regar a peónia?
As peónias precisam de rega regular no primeiro. Entre 2 a 3 vezes por semana e aumenta as quantidades durante os períodos de seca.
No primeiro ano, observe bem a humidade da terra na primavera e no verão. Se necessário, adicione uma cobertura ao pé das peónias para preservar a humidade do solo. Para isso, colocque entre 3 e 6 centímetros de matéria orgânica (palha, folhas caídas). Isto fará com que a terra ao redor não seque.
Após o primeiro ano, a água da chuva será suficiente para cobrir as necessidades das suas peónias. Mesmo assim, observe a terra durante os períodos mais quentes. E não hesite em regar sempre que necessário.
Como podar uma peónia?
A poda da peónia também depende da sua variedade, ou seja, se é herbácea ou arbustiva, e também é um dos cuidados das peónias essenciais.
Poda da peónia herbácea
A poda da peónia herbácea ocorre no final do verão ou no início do outono. Basta cortar as hastes mortas a 10 cm do chão com uma tesoura de podar.
No período de floração, também pode remover flores murchas, mantendo, contudo, a folhagem o máximo possível. Desta forma, promove o aparecimento de novas flores e botões e brotos.
Poda da peónia arbustiva
A poda da sua peónia arbustiva não é necessária. Mas se quiser podá-la no final do inverno e apenas a cada 2 ou 3 anos. Corte apenas as hastes dos anos anteriores em 1 terço do seu comprimento.
Aconselhamos a que use uma tesoura de poda bem afiada e limpa, para evitar qualquer transmissão de doença ou bactérias.
Conselho: durante a poda, tenha cuidado para deixar a folhagem no lugar. É graças a ela que a planta reabastece as suas reservas para o ano seguinte.
Peónias na decoração
E por que não aproveitar o período de floração para realizar um buquê?
As peónias são ótimas para decorar a sua casa, ao adicionarem um belo toque de poesia! O significado da peónia na linguagem das flores é de alegria, amor e proteção. Além disso, por serem flores generosas e exuberantes, serão apreciadas facilmente pelos convidados.
Finalmente, com os cuidados das peónias mencionados, conseguirá manter a flor com facilidade, seja no jardim ou dentro de casa.