Se a orquídea é tão fascinante, é claro que é por suas incríveis formas e cores, mas também porque esta planta possui milhares de variedades. É muito comum oferecer orquídeas em todos os tipos de ocasiões, como a bela Phalaenopsis ou a orquídea borboleta, em um casamento ou no dia das mães, por exemplo. No entanto, algumas variedades de orquídeas são muito mais raras. Os botânicos descobrem-nas todos os anos. Quer explorar o misterioso mundo das orquídeas mais raras do mundo? Aqui estão algumas plantas raras e surpreendentes.
Por que algumas variedades de orquídeas são raras?
A orquídea é uma família de plantas que se desenvolve em todo o planeta, encontrada em todos os continentes. Na maioria das vezes, as diferentes orquídeas possuem as características tropicais mais comuns, como a Phalaenopsis. Além disso, o ser humano cultiva orquídeas já há milhares de anos. Mas também acontece de algumas variedades serem muito mais raras, o que as faz entrar na lista de orquídeas mais raras e exóticas no mundo.
Quais fatores estão ligados à raridade de algumas orquídeas?
- O ambiente inusitado em que se encontram: algumas orquídeas crescem no subsolo, por exemplo.
- A fragilidade de algumas orquídeas raras: já conhecida pela sua cultura por vezes delicada, a orquídea pode exigir mãos de artista para florescer.
- O fato de serem criadas por pesquisadores: algumas espécies híbridas de orquídea são verdadeiras jóias científicas, criadas em pequeno número.
- Por causa do meio ambiente ameaçado: a orquídea é por vezes rara porque está em vias de extinção devido a uma degradação da biodiversidade. Detalhe importante: cada orquídea, rara ou não, original ou híbrida, está inscrita nos registos da CITES (Convenção de Washington), um acordo internacional de 1973 destinado a proteger a flora ameaçada de extinção.
- Pelo fato de viverem em simbiose com um inseto em particular: algumas variedades de orquídeas raras vivem em simbiose com um único inseto polinizador (abelha, mosca exótica, etc.) e, portanto, são encontradas apenas onde ele vive. Isso as torna orquídeas exóticas por natureza!
Claro que uma orquídea rara tem um preço que corresponde a esta raridade. Enquanto uma orquídea clássica, como uma Phalaenopsis, está no mercado a um preço acessível (cerca de 20 a 30 euros), flores mais raras como as orquídeas gigantes rapidamente atingem preços dez vezes mais altos (cerca de 200 a 300 euros). Aliás, a orquídea mais rara do mundo foi comprada em leilão por um preço astronômico: mais de 200 mil euros!
Quais são as orquídeas mais raras?
Entre os 30.000 tipos de orquídeas, existem algumas com flores excepcionais e muito procuradas por colecionadores e botânicos de todo o mundo. Cada orquídea rara é uma jóia que surpreende com suas características únicas, entre elas as pétalas exuberantes.
Aqui estão algumas variedades de orquídeas raras para descobrir. Atenção, o “efeito uau” é garantido!
Lista das orquídeas mais raras
Descubra os nomes encantadores e misteriosos de cada orquídea rara, para uma magnífica viagem floral pelo planeta. Desde as exóticas até as ameaçadas de extinção:
A orquídea mais rara de todas: Ouro de Kinabalu
Ela também é chamada de Rothschild’s Slipper Orchid (Rothschildianum), e é encontrada apenas no sopé do Monte Kinabalu, na Malásia. Esta planta é chamada assim por suas magníficas folhas e flores cor de ouro e cobre, mas também por seu preço muito alto, que a torna um alvo de escolha dos colecionadores: cerca de 5 mil euros.
Uma beleza ameaçada: Peristeria elata
A Peristeria elata ou “Holy Ghost Orchid” é uma flor icônica nativa da América Central e do Sul. Aliás, é a flor emblemática do Panamá. No entanto, esta espécie de flor é vítima de seu sucesso e a coleta intensiva desta planta levou à sua classificação como orquídea ameaçada de extinção pelas autoridades da Convenção de Washington.
A mais feia do mundo: Gastrodia agnicellus
A Gastrodia agnicellus é uma variedade de orquídea que cresce no subsolo (potato orchid), que foi designada em 2020 como a variedade de flores mais feia do mundo (“ugliest orchid”) por pesquisadores britânicos. Como outras variedades cujas sementes estão disseminadas, ela vive em simbiose com os cogumelos. Um ambiente natural bem inusitado!
A mais atrevida: Naked man orchid
Esta planta, também chamada Orquídea Italica, é uma variedade verdadeiramente surpreendente e rara. Como o nome em inglês “Naked man orchid” indica, sua flor faz lembrar… um homem nu! Afinal, é bastante fiel à origem etimológica da orquídea, que vem de “orchis”, ou seja, “testículo” em grego antigo.
A mais animalesca: Drácula simia
A orquídea rara Drácula Símia, ou orquídea com cabeça de macaco, tem uma flor notável, que evoca o rosto de um primata. Ao observar a Drácula simia, em geral, distinguem-se olhos, focinho e até lábios de animais. “Drácula” não evoca o famoso vampiro, mas significa “pequeno dragão” por causa de suas pétalas majestosas. Além disso, tem como habitat de origem o sudoeste do Equador.
A orquídea bailarina
Como não se apaixonar por esta orquídea rara cuja flor evoca uma princesa bailarina, da variedade Oncidium? É uma flor de absoluta delicadeza, cujas pétalas lembram a magia única de um balé. É igualmente difícil de ser encontrada, nativa do oeste da Austrália.
E você, com qual espécie de orquídea rara gostaria de embelezar o jardim ou o terraço de sua casa? Não esqueça: você pode comprar orquídeas com facilidade na Interflora!